ImplantGuide
Dúvidas sobre o tratamento ou sobre o produto?
Separamos as perguntas mais comuns dos dentistas para que você possa se informar.
Dúvidas sobre o tratamento ou sobre o produto?
Separamos as perguntas mais comuns dos dentistas para que você possa se informar.
Sim. As ferramentas do kit de cirurgia guiada são customizadas para esta finalidade, dentre as diferenças das ferramentas podemos citar:
– Brocas 10mm maior.
– Chaves redutoras de broca.
O guia pode ser confeccionado para qualquer marca de kit de cirurgia guiada do mercado. Ao realizar o pedido em nosso site, você informa qual o kit utiliza.
Não. Mas é recomendável, uma vez que há necessidade de conhecimento da técnica para aplicá-la de maneira eficaz e eficiente. No credenciamento apresentamos indicações clínicas e aplicações do Implant Guide e explicamos a tecnologia envolvida na confecção dos guias.
A documentação pode ser visualizada clicando aqui.
– Versão gratuita do software ImplantGuide para que o dentista faça seus planejamentos.
Ou
– Videoconferência com dentista para alinhamento de todo o plano cirúrgico. O planejamento dura em média 30 minutos.
Ou
– Planejamento em PDF, enviado ao e-mail do dentista para aprovação.
Os montadores de implantes dos kits de cirurgia guiada tem stops fixos que determinam a posição final do implante.
Junto com o guia também é enviado o planejamento da cirurgia, contendo dentre outras informações a profundidade da perfuração.
Dúvidas sobre o tratamento ou sobre o produto?
Separamos as perguntas mais comuns dos dentistas para que você possa se informar.
Não. Mas é recomendável, uma vez que há necessidade de conhecimento da técnica para aplica-la de maneira eficaz e eficiente.
O credenciamento Orthoaligner é uma verdadeira imersão sobre alinhadores transparentes para você que acredita numa Odontologia de excelência. No curso você verá dicas comerciais sobre como vender os alinhadores e um ortodontista à disposição para esclarecimentos de suas dúvidas.
Ao ser um Doutor Credenciado, você recebe:
– Porta-folder para divulgar essa tecnologia em seu consultório.
– Layout do folder dos alinhadores com a marca de seu consultório.
– Vídeo com a sua marca para divulgar em sites e redes sociais.
– Typodont para realizar demonstrações a seus clientes.
– Condições especiais para seus primeiros casos Orthoaligner.
– Modelos Digital em 3D (escaneamento intraoral, de modelos ou moldagens)
– Tomografia de feixe Cônico de Face (opcional recomendável)
– Panorâmica
– Telerradiografia
– Fotos intraorais
– Fotos extraorais
– Ficha do Plano de Tratamento preenchida detalhadamente
Não. Os modelos em gesso devem ser enviados em gesso Tipo IV (gesso especial). As moldagens devem ser enviadas em silicona de adição ou alginato. O modelo não pode conter bolhas ou qualquer tipo de imperfeição, pois influenciará no tratamento. Os modelos passam por uma triagem antes do início do planejamento, caso o modelo não passe pelos critérios estabelecidos, solicitaremos outro modelo do paciente.
O tratamento é enviado por completo para casos de até 24 placas.
Os alinhadores são confeccionados somente após aprovação do tratamento e confirmação do pagamento.
Caso o profissional tenha dúvida se o caso poderá ser tratado com o OrthoAligner, basta entrar em contato com a área Comercial da Compass. Eles irão checar a dúvida com a equipe de consultores especializados e você será devidamente orientado.
Para definir a quantidade de placas do tratamento, é necessário realizar um Setup Virtual.
É possível ter uma estimativa inicial, a partir do momento que os movimentos – por etapa – são limitados a 0,33mm e a 2 ou 3 graus.
Calculando nos registros iniciais os deslocamentos e giros planejados, pode-se estimar o número de etapas necessárias por arco dentário.
O Setup Virtual é a etapa de planejamento virtual do tratamento.
Baseado na ficha de planejamento enviada pelo dentista, as movimentações são realizadas virtualmente em um software.
O Setup Virtual define a quantidade de placas do tratamento.
Sim. É possível combinar o número de placas do tratamento entre as arcadas. Ex.:
– OrthoAligner Six – 4 placas para arcada superior, 2 placas para arcada inferior (total de 6 placas).
– OrthoAligner Full – 7 placas para arcada superior, 14 placas para arcada inferior (total de 21 placas).
Sim. As placas irão adaptar nos modelos enviados, por este motivo, o modelo deve ser exatamente como o paciente estará no momento da instalação da primeira placa.
Em geral, cada elemento dentário é movido no máximo 0,33mm; 1º de inclinação 2º de angulação e 3º de rotação por etapa.
As placas devem ser utilizadas 24 horas por dia.
Devem ser retiradas apenas para alimentação e higienização bucal.
Cada etapa (placa) é utilizada entre 15 a 20 dias.
Não é necessário pagar por um novo Setup Virtual. Mas é necessária nova moldagem/modelo, que deverá ser enviada(o) à Compass.
Dependendo do número de placas do tratamento e do pacote adquirido (Six, Lite ou Full) não haverá custo adicional para a placa de finalização, sendo necessário apenas arcar com os custos do envio.
Os attachments são dispositivos utilizados para dar maior ancoragem em determinado movimento.
A necessidade de uso dos attachments é definida durante o Setup Virtual.
Na caixa dos alinhadores, é enviado uma guia (placa de acetato sem finalidade de movimentação) para colagem do attachment no dente do paciente.
Basta preencher o negativo do guia com resina, inserir na boca do paciente e polimerizar o material.
Em seguida, deve-se remover o guia e entregar a próxima placa do tratamento que utilizará o attachment ativamente.
Sim. Deve-se utilizar a mesma contenção que seria utilizada se o caso fosse tratado com ortodontia tradicional.
Dúvidas sobre o tratamento ou sobre o produto?
Separamos as perguntas mais comuns dos dentistas para que você possa se informar.
Em caso de prótese sobre dente, é necessário afastar o preparo com fio retrator. Já os casos sobre implante deve-se analisar o posicionamento antes de realizar a compra da prótese, pois os sistemas CAD/CAM ainda não utilizam componentes angulados. Caso tenha uma posição fora do padrão é necessário realizar uma abutment em zircônia e, posteriormente, a coroa cimentada.
É imprescindível o repasse da prescrição do implante, informando: marca, plataforma (Cone Morse, Hexágono Interno ou Hexágono Externo), tamanho da plataforma (4.1, 3.5 ou 2.9 mm) e se será necessário utilizar intermediário.
Em todos os casos de prótese é necessário as fotografias do paciente padronizadas, de acordo com o protocolo de fotos sugerido (oclusal, lateral direita, lateral esquerda, frontal, extra oral, com escala de cor, substrato e cor final desejada).
É necessário enviar os modelos montados no articulador com a oclusão final do paciente. A Compass realiza apenas o escaneamento dos modelos.
O Cirurgião-dentista deve vazar o gesso e – para garantir um bom resultado – conferir se o modelo está dentro do padrão antes de enviar.
Para evitar retrabalho e garantir a qualidade da prótese, sugerimos a utilização do gesso tipo IV, lembrando que os modelos devem vir sem bolhas (positivas e negativas).
Para prótese sobre dente, é necessário o troquel do preparo. Já para a prótese sobre implante, é necessário confeccionar o modelo com gengiva artificial para um melhor acabamento do término cervical.
A Resina é melhor, sendo que o material padrão hoje no mercado é o PEEK, um polímero que não gera artefato durante o escaneamento. O metálico além de gerar artefatos, devido a passagem de luz, pode incorrer em alterações dimensionais e de posicionamento do implante.
O transferente digital utilizado no escaneamento é também conhecido como: jig de escaneamento, corpo de escaneamento, scanbody, scanpost ou scanjig. Cada marca de implante possui o seu. Para adquirir e utilizar este transferente, o profissional deve ser um Cirurgião-dentista, pois o mesmo está habilitado para fazer a inserção do transferente no paciente.
Sim, as fotos são necessárias porque a Compass precisa de uma referência da cor do substrato e cor final do trabalho. Pelas fotos, podemos também identificar o padrão de oclusão e análise facial do paciente necessária para fornecer uma anatomia mais próxima para cada caso.
A responsabilidade de escolha da cor é do Cirurgião Dentista, que é o responsável pela condução do caso clínico.
Além das fotos, o fio retrator é também necessário em todos os casos, porque contribui para visualizar onde é o término do preparo durante o desenho da prótese.
Devem ser enviados os modelos em gesso montados no articulador semiajustável na dimensão final da oclusão. No momento, a Compass valida apenas protocolos com componentes minipilar e microunits, compatíveis com os sistemas Neodent e Conexão, respectivamente. São utilizados cilindros intermediários de titânio em todos os implantes do protocolo para garantir a estabilidade e resistência da prótese.
Deve ser enviado também uma referência dos dentes explicitando a linha média e região distal de incisivos. Caso contrário, podemos enviar um mockup em resina que substitui a chapa de prova e rolete de cera. Neste mockup devem ser realizadas as linhas de referência da altura do lábio (sorriso), distal de canino, linha média, registro de oclusão com Duralay e todas as informações necessárias para que o laboratório possa confeccionar a prótese definitiva.
O protocolo completo de fotos do paciente é muito importante neste caso, pois serão utilizadas como referência no projeto virtual.
Explicitar todos os detalhes do caso: se a textura deve ser forte, qual a forma do dente, expectativa de cor, tamanho dos dentes, se vai realizar alteração de linha média ou preenchimento de corredor bucal, se o paciente possui implantes ou pinos metálicos, se vai realizar cirurgia periodontal ou se pretende trabalhar com o True Smile somente como guia para a cirurgia.
1. Realizar e enviar as fotos do paciente com o TS, de acordo com o protocolo de fotos.
2. Escanear o TS como modelo de estudo, conforme citado no item 7;
3. Preparar os dentes;
4. Escanear novamente, agora com os dentes preparados;
5. Reembasar os provisórios. (se caso os provisórios fiquem da forma desejada , pode ser realizado o escaeamento nesse momento para utilizar como referência).