Na rotina do consultório odontológico, é comum surgirem dúvidas quando o ortodontista indica o uso de aparelho em adultos.

Normalmente, os pacientes ficam inseguros quanto aos possíveis impactos no dia a dia e na qualidade de vida como um todo.

Por isso, preparamos um artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o uso de aparelhos em adultos e os benefícios do tratamento para a saúde bucal. Confira!

Conheça as diferentes opções para uso de aparelho em adultos

A indústria da ortodontia evoluiu bastante nos últimos anos, desenvolvendo aparelhos ortodônticos bem diferentes dos tipos tradicionais.

Os chamados aparelhos invisíveis são indicados para as pessoas que não podem abrir mão de deixar o sorriso à mostra, especialmente devido às questões profissionais.

Trata-se de modelos que podem ser fixos ou móveis, fabricados com materiais que unem a correção do alinhamento dentário a um design suave e discreto.

Outras vantagens dos aparelhos na atualidade são o preço mais acessível e a diminuição no tempo de tratamento, que pode durar entre 18 e 24 meses.

Além de indicar o modelo mais adequado para cada caso, o ortodontista acompanhará o tratamento, esclarecendo todas as dúvidas dos pacientes quanto aos benefícios para a saúde bucal.

Entenda os benefícios para a saúde bucal

Além da importância estética, o equilíbrio no posicionamento dos dentes é fundamental para a saúde bucal das pessoas.

Quando os dentes estão desalinhados, a higienização fica prejudicada, causando maior acúmulo de resíduos alimentares e aumentando a propensão a problemas como as cáries, o tártaro e a doença periodontal.

Por outro lado, a mordida cruzada e outras disfunções na oclusão dos dentes pode levar a alterações no funcionamento da articulação temporomandibular, dificultando a mastigação e prejudicando a qualidade de vida.

Graças à evolução da ortodontia, o uso de aparelho em adultos pode promover todos esses benefícios sem comprometer o bem-estar dos pacientes, desde que sejam observados alguns cuidados.

Faça a limpeza bucal sem complicações

O uso de aparelho em adultos requer os mesmos cuidados durante a alimentação e a higienização bucal. É preciso evitar os alimentos muito duros — tais como pipoca, castanha ou torresmo, pois eles podem danificar as estruturas do aparelho.

A escovação deve ocorrer logo após as refeições, começando com um bochecho para remover, primeiro, restos de alimento.

Os movimentos com a escova e com o fio dental devem ser suaves, procurando alcançar todos os espaços. Para isso, o uso de mini flosser ou de uma escova interdental pode ser bastante útil.

Finalizando a limpeza dos dentes, os pacientes devem fazer mais um bochecho, inclusive com o enxaguante bucal indicado pelo seu dentista.

Basta seguir as orientações do ortodontista e manter os cuidados diários com a saúde bucal, que o tratamento transcorrerá sem complicações, devolvendo um sorriso perfeito aos pacientes.

Conquiste um sorriso perfeito

Quando o sorriso está comprometido por dentes desalinhados ou ausentes, a vida social fica prejudicada, uma vez as pessoas não se sentem à vontade para sorrir ou para conversar com naturalidade.

Por isso, o principal motivo pelo qual o investimento no aparelho ortodôntico vale a pena é o resgate da autoestima e do bem-estar dos pacientes.

E nunca é tarde para conquistar um sorriso perfeito! Não há limite de idade para o tratamento ortodôntico por meio do aparelho em adultos.

Desde que haja tecido ósseo que permita a movimentação dos dentes, até mesmo pacientes de 50 anos ou mais podem usar aparelho.

Você tem alguma pergunta sobre o uso de aparelho em adultos e os seus benefícios? Entre em contato com a Compass 3D para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas!