Além da escovação após as refeições, os cuidados com os dentes devem envolver visitas regulares ao dentista e a realização de limpezas profissionais. Apesar dessa recomendação, muita gente tem dúvida em relação à periodicidade dessas visitas e os reais benefícios que a limpeza traz ao sorriso.
Para esclarecer essas dúvidas, vamos explicar tudo sobre a limpeza dentária, seus benefícios e quando é importante realizá-la aqui neste post. Confira:
O que é a limpeza dentária?
A limpeza dentária, ou profilaxia dentária, é um procedimento de limpeza realizado em consultório odontológico que previne doenças periodontais e deixa a saúde bucal em dia.
Como a limpeza dentária é diferente da escovação em casa?
A limpeza realizada pelo dentista é mais completa e utiliza produtos diferentes dos disponíveis para uso caseiro.
Geralmente, o dentista limpa dente por dente, realizando raspagem do tártaro com curetas e tiras de aço. Ele também costuma polir os dentes com jatos de bicarbonato ou pastas profiláticas, removendo o restante da placa bacteriana e aplica flúor em gel.
A limpeza dói?
Durante o procedimento há uma sensação de incômodo que não chega a ser descrita como dor. Se os dentes já forem sensíveis, no entanto, esse incômodo pode ser maior.
Por que a limpeza dentária é tão importante?
A limpeza é importante por dois componentes distintos: a prevenção e o diagnóstico de patologias dentárias.
Em relação à prevenção, a remoção do tártaro, o polimento e a aplicação do flúor reduzem a incidência de cáries, gengivite, periodontite, mau hálito e a formação de placas bacterianas.
Já para o diagnóstico, o exame de cada dente individualmente permite a identificação de falhas dentárias, cáries e alterações nas restaurações, nas gengivas e na boca como um todo.
Tudo isso deixa os dentes mais bonitos e previne a chance de um dente ser perdido por alguma alteração mais avançada.
Com que frequência a limpeza deve ser realizada?
A recomendação oficial é que ela seja realizada, em média, a cada seis meses. Esse intervalo permite o diagnóstico precoce de qualquer alteração e impede o acúmulo excessivo de tártaro em pessoas com uma boa saúde bucal.
No entanto, se a pessoa está realizando outros tratamentos odontológicos, usa aparelho ou tem propensão ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro, o mais recomendado é que as limpezas sejam realizadas em um intervalo menor, a cada três meses.
Da mesma forma, se a pessoa não tem propensão alguma ao acúmulo de tártaro e realiza a higiene bucal caseira da forma correta após cada refeição, as limpezas profissionais poderão ser realizadas com um intervalo maior, uma vez a cada ano, por exemplo.
Como descubro a periodicidade ideal da limpeza para os meus dentes?
Essa recomendação só pode ser feita por um cirurgião-dentista após a avaliação da saúde dentária e dos hábitos de higiene bucal, já que só esse profissional é qualificado para realizar a limpeza dentária.
É comum ainda que, ao iniciar o acompanhamento com o dentista, as limpezas sejam realizadas com uma frequência maior e, à medida que as alterações são resolvidas e o paciente vai seguindo as recomendações de higiene caseira, esses procedimentos se tornem mais espaçados.
Gostou do nosso post? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de dicas e novidades!