Quando o assunto é higiene bucal, uma série de procedimentos e acessórios são usados para que ela aconteça de forma eficiente. Embora não esteja entre os mais comuns, o raspador de língua é fundamental e deve ser usado logo após a escovação.

Não sabia disso e ficou surpreso? Então está no lugar certo! Para entender um pouco melhor sobre o assunto, como fazer uma escolha acertada e a forma correta de usar essa ferramenta, continue a leitura deste post. Vamos juntos nessa?

O raspador de língua

Para quem não sabe, o raspador de língua é um acessório usado no fundo da língua com o objetivo de realizar uma raspagem na região. Essa é uma forma de eliminar os resíduos e muitas das bactérias que ficam acumuladas na língua.

A saburra (camada esbranquiçada ou amarelada) é composta por restos alimentares, células descamadas da região e muitas bactérias. Como você pode imaginar, uma combinação um tanto quanto “explosiva”.

Ela pode causar o mau hálito e já foi considerada a principal origem do odor desagradável nas bocas. A boa notícia é que tudo isso pode ser resolvido com um bom raspador de língua e um uso correto.

A escolha do raspador

A escolha de um raspador de língua deve acontecer seguindo algumas recomendações. Para começar, é bom entender que ele deve ser usado em conjunto com a escova de dentes — e não substituindo. É como se a escova ajudasse a organizar os resíduos na boca, tornando a limpeza mais fácil e eficiente.

Quando for escolher o seu modelo, é bem provável que se depare com várias opções no mercado. Nesse caso, é bom procurar as opções com desenho anatômico, que tornam mais simples o processo de passar o acessório sobre a superfície da língua.

Invista em uma opção que tenha o formato da cabeça mais delicado, pois assim fica mais fácil colocar até o fundo da boca e garantir uma boa limpeza.

Além disso, as opções com cerdas podem não ser uma boa pedida. Como tem vida útil menor, elas precisam ser descartadas antes do que outros modelos e ainda acumulam mais bactérias.

Caso queira um modelo desse tipo, dê preferência por aquelas que tenham cerdas macias ou extra-macias.

A forma correta de usar

A escovação da língua deve acontecer com frequência, pois tem um papel crucial na higienização da boca — e o raspador é indispensável na hora de remover os acúmulos.

O importante é realizar toda a higienização primeiro e deixar a raspagem para o final. Nesse caso, basta colocar a língua para fora e realizar a raspagem, sempre limpando o raspador antes de colocá-lo novamente na boca.

Agora que você entende como a saúde bucal vai muito além da escovação dos dentes, não deixe de investir em outros itens essenciais para manter a saúde bucal. Assim, a boca fica sempre limpa e você livre do temido mau hálito!

Para continuar se inteirando sobre o assunto, que tal ler as nossas dicas sobre como escolher uma clínica odontológica de qualidade? Essa é uma forma de garantir um ótimo atendimento e preservar um sorriso bonito e saudável!