As estratégias de marketing são cada vez mais essenciais para que o dentista promova sua imagem pública de forma mais moderna, confiável e divertida. 

Normalmente, seu paciente chega até seu consultório por indicação de um familiar ou amigos, ou porque sentiu alguma necessidade. 

Com boas ideias de marketing as chances de você expandir a rede de pacientes e se tornar referência na área da odontologia são bem maiores. Com algumas ações práticas e planejamento, esse processo ficará ainda mais rápido e eficiente.

1 – Faça um planejamento

Fazer um planejamento de marketing é muito importante. Nesse documento, devem constar um estudo da situação atual do seu negócio e uma projeção dos próximos passos a serem tomados.

Para sua elaboração, leve em consideração os dados que você tem à disposição (como número de pacientes, clientes recorrentes, estatísticas de redes sociais) e outros fatores relevantes para o ramo, como datas comemorativas e a sazonalidade do comércio local.

A partir daí, trace seus objetivos para curto e longo prazo (podem ser aumentar o número de consultas ou de um procedimento específico, o volume de pacientes recorrentes, o faturamento) e o que será feito para alcançá-los, como ações em redes sociais, marketing de indicação ou otimização de processos do consultório.

2 – Criar uma identidade visual 

A maioria das pessoas identifica as empresas e os profissionais dos quais mais gostam pela identidade visual. Dessa forma, no caso de um dentista, é como se ela fosse a sua assinatura do profissional.

Por isso, você precisa de uma marca que se destaque na mente dos seus clientes. Uma estratégia de marketing para dentista que não envolva uma identidade visual marcante tem chances bem menores de atrair o público e permanecer na lembrança das pessoas.

Com a sua identidade bem elaborada, você pode criar mimos, como canecas e canetas. Assim, seus pacientes levarão sua marca para casa, aumentando as chances 

3 – Tenha um site e esteja nas redes sociais

Publique conteúdo nas redes sociais com o qual o seu público-alvo se identifique. Coloque-se no lugar de pacientes e prospectos: o que eles gostariam de ver? Fotos de aparelhos, equipamentos e cirurgias ou imagens de homens, mulheres e crianças felizes, sorrindo?

Os pacientes usam sua página no Instagram, Facebook e WhatsApp como fonte de informação. Por isso, faça postagens com regularidade, mas caso não tenha tempo para se dedicar às atualizações, contrate uma agência para cuidar disso.

Responda as mensagens enviadas pelas redes sociais. Se alguém entra em contato, por exemplo, pedindo informações sobre o preço de um clareamento dental, convide-o para ir ao consultório e explique que é preciso, antes, fazer uma avaliação e entender o contexto do paciente para oferecer o melhor serviço.

4- Explorar os Stories

Muitos profissionais, não apenas da odontologia, ainda têm certa resistência em relação à utilização dos Stories (seja no Facebook ou no Instagram, que é o mais efetivo). Porém, saiba que isso é um grande equívoco. E a explicação é bem simples: o Stories tem um poder de engajamento maior do que as postagens no feed de notícias.

Dessa forma, usá-los para compartilhar conteúdos “rápidos” e relevantes é uma ótima maneira de atrair novos potenciais clientes. Obviamente, é preciso planejar bem a mensagem que você vai compartilhar por meio dessa ferramenta. Porém, fazendo isso de forma adequada, os resultados tendem a ser excelentes.

5 – Faça um conta no Google Meu Negócio

A grande maioria das pessoas pesquisa no Google quando está em busca de um serviço, não é mesmo? Com a conta no Google Meu Negócio, que é gratuita, você será encontrado com mais facilidade. Quando alguém buscar por dentistas em uma determinada região, seu endereço e telefones de contatos serão exibidos pelo Google.

6 – Crie parcerias entre consultórios

Você indica seu colega para determinados serviços e ele também recomenda você. É uma maneira simples e prática de abranger um número maior de pacientes e melhorar a sua reputação na área.

Mas cuidado com a qualidade do serviço dos profissionais que você indica, seu nome é que está em jogo. Caso o serviço seja insuficiente, seu paciente pode desconfiar de suas indicações e se afastar de seu consultório.

7 – Organize e participe de eventos na sua região

Uma das maneiras de fortalecer e aumentar sua rede de contatos é mostrando que você existe. Você consegue contatos interessantes para os ramos nos quais atua em uma mesa de um evento local organizado por uma determinada entidade. Essa dica é muito importante, principalmente se você é novo no mercado odontológico.

Palestras em escolas, atividades comunitárias, ações educativas no seu consultório etc. Tudo isso traz visibilidade e fortalece a sua reputação no mercado. 

8 – Fique atento às regras de publicidade do CFO

Em busca de tornar o mercado odontológico mais justo entre os profissionais e não perder a qualidade do serviço para os pacientes, o Conselho Federal de Odontologia determinou uma série de proibições, que devem ser respeitadas na hora de anunciar serviços nessa área. Fique atento para não cair em uma roubada. Confira tudo o que é considerado uma infração ética.