O mercado odontológico brasileiro é um dos mais competitivos. Por isso, é de vital importância que sua clínica desenvolva estratégias de marketing digital como forma de se diferenciar e atrair novos pacientes.

Através de ações de marketing digital odontológico focadas no seu público, é possível ganhar mais visibilidade para a sua marca, conquistar melhor reputação e, consequentemente, tornar sua clínica a primeira na lista de opções dos seus potenciais pacientes.

Mas por onde começar? É o que você confere neste artigo!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia ideal de marketing digital odontológico porque ressalta a expertise da sua equipe e desenvolve a reputação que a sua clínica precisa para atrair mais pacientes.

Essa estratégia consiste em criar conteúdo de qualidade, focado nas necessidades dos seus pacientes, e compartilhá-lo em diversos canais, como redes sociais, blogs, portais de internet, entre outros.

E-mail marketing

O e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de marketing digital odontológico, especialmente para manter contato com seus clientes. E não precisa de muito esforço para ter uma estratégia de e-mail marketing eficiente!

Selecione os melhores conteúdos do seu blog odontológico e envie-os por e-mail para sua base de clientes, mantendo-a informada e conectada à sua marca, apesar da distância.

Automação de marketing

Junto com o marketing de conteúdo e o e-mail, a automação de marketing se encontra entre as melhores estratégias de marketing odontológico da atualidade. O motivo é simples: automatizando tarefas, sua equipe ganha mais tempo para se dedicar ao atendimento.

Uma ferramenta de automação de marketing permite criar campanhas de e-mails e enviá-las para centenas de pessoas ao mesmo tempo, de maneira personalizada. Também coleta informações sobre o comportamento dos usuários que acessam o seu site e extraem insights que contribuem para tornar sua estratégia de marketing digital odontológico ainda melhor.

SEO (Search Engine Optimization)

À medida que mais e mais profissionais passam a divulgar seus serviços na internet, fica mais complicado ter um bom posicionamento online. Portanto, invista também em táticas de SEO, ou otimização para mecanismos de buscas.

SEO é um conjunto de ações que tornam um site mais atrativo tanto para o Google quanto para os usuários que estão buscando dentistas na internet. Se a sua clínica investe nessa estratégia, ganha mais visibilidade na web e, consequentemente, atrai mais visitantes para o seu site.

Chatbots

Agilizar o atendimento às pessoas online é uma das questões mais importantes na atualidade, especialmente nas redes sociais. E a melhor forma de proporcionar um atendimento de primeira é apostando nos chatbots.

Os chatbots são ferramentas de marketing conversacional baseadas em Inteligência Artificial (IA). Primeiramente, sua equipe seleciona as perguntas mais frequentes realizadas por leads e clientes e cria um playbook, isto é, um script com as respostas.

A partir daí, a cada nova interação o chatbot aprende mais sobre o público da sua clínica e desenvolve, por si mesmo, respostas mais elaboradas. Ele também fornece uma série de insights que podem servir para outros canais de atendimento.

Sabe o que é melhor? Essas estratégias de marketing digital odontológico não são difíceis de aplicar. Tudo o que você tem que fazer é contar com as pessoas certas e fazer uma boa gestão do seu orçamento para captação de pacientes.

E, por falar em orçamento, não deixe de conferir nosso e-book Melhores práticas de gestão para donos de clínicas odontológicas. Nele, você vai conferir outras dicas para melhorar ainda mais os resultados da sua clínica!

Melhores práticas de gestão