O paciente é a pedra fundamental de um consultório odontológico. Sem ele, nenhum dos profissionais atuantes na odontologia teria um propósito de existir. Nesse sentido, é essencial promover um atendimento de excelência de modo a satisfazer e fidelizar todos os pacientes.

Mas o que pode ser considerado um atendimento ao paciente de excelência? Como promovê-lo?

É o que você confere na sequência. Fique atento!

O que é um atendimento de excelência?

Um excelente atendimento ao paciente é aquele que provoca um sentimento de bem-estar e satisfação com os serviços contratados.

Normalmente, ele atende ou supera as expectativas do paciente, levando-o a recomendar seus serviços para outras pessoas.

Como promover um atendimento de excelência na odontologia?

Para oferecer um atendimento ao paciente de excelência é necessário conhecer as expectativas dele antes do atendimento. Portanto, é fundamental reunir o máximo de informações a seu respeito e em relação ao que ele espera do tratamento.

Por exemplo, na colocação de um aparelho ortodôntico, identifique quais são os medos, quanto tempo ele imagina para o tratamento, que tipo de restrições ele considerava vai ter na alimentação, dúvidas quanto à estética, entre outras questões. Além disso:

Seja positivo

A abordagem do profissional de odontologia deve ser sempre positiva, incentivando a autoestima do paciente.

Explique o quadro clínico de forma didática e quais serão os passos para corrigir o problema, sempre buscando obter o feedback do paciente para saber se ele está compreendendo.

Atue preventivamente

O papel do profissional de odontologia é muito maior do que apenas tratar sintomas ou consequências de uma saúde bucal debilitada. Ele deve sempre agir de forma a orientar o paciente para atuar de forma preventiva, evitando doenças.

Nesse sentido, é fundamental ter uma abordagem didática e professoral visando ensinar os pacientes como eles devem cuidar da saúde bucal.

Assim, as visitas de acompanhamento se tornam menos dolorosas e mais objetivas quanto à manutenção da saúde do paciente.

Promova um atendimento humano e personalizado

Durante a espera na recepção e até mesmo durante o tratamento no consultório, o paciente costuma compartilhar detalhes de sua vida, como estado civil, viagens, animais de estimação, hobbies, entre outros.

Anote essas informações e crie um perfil de cada paciente que possa ser consultado pelo profissional que irá atendê-lo minutos da consulta.

Assim, é possível estabelecer uma conexão emocional com o paciente e deixá-lo mais à vontade para o tratamento.

Esse tipo de atitude também demonstra preocupação com o paciente de forma integral e não só relacionada ao atendimento clínico em si.

Mantenha um ambiente agradável

O ambiente do consultório influencia no emocional do paciente que está à espera da consulta.

Da cor das paredes aos móveis e o arranjo do local, tudo pode ser planejado de forma que torne o ambiente mais aconchegante.

Nesse sentido, procure tornar a sala de espera um lugar neutro, em que o paciente possa relaxar enquanto aguarda o seu horário.

Disponibilize revistas ou livros para leitura no local, sirva água ou chá, faça uma seleção de músicas tranquilizantes e deixe de fundo. Caso haja espaço disponível, você também pode colocar uma televisão com programação cultural.

Cuide para que as paredes sejam pintadas com cores calmantes, como azul ou verde, e decore-as com quadros inspiradores.

No consultório, mantenha o ambiente organizado e com a luminosidade adequada. Enquanto o dentista trabalha, é possível colocar um fundo musical para distrair o paciente e tornar o momento menos tenso.

Para não errar no arranjo, você pode contratar um decorador de ambientes ou então um profissional de cromoterapia.

Invista em tecnologias e práticas modernas

Um atendimento ao paciente de excelência também pode ser promovido com a oferta de tratamentos inovadores e que promovem resultados mais impactantes para o paciente.

O uso da tecnologia 3D, por exemplo, permite acelerar a fabricação de próteses, coroas e aparelhos ortodônticos, reduzindo o tempo de tratamento. Também contribui para um maior conforto do paciente, já que a solução utilizada é desenvolvida sob medida.

Agora que você já tem em mãos algumas dicas para promover um atendimento de excelência aos seus pacientes, vá adiante na sua busca.

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