Como montar um consultório odontológico passo a passo

O empreendedorismo está cada vez mais presente em profissões como a Odontologia. Ter a iniciativa de abrir um negócio próprio, fomentar o emprego e se destacar no mercado fazem parte do sonho de muitos dentistas.

Este é o seu caso? Então siga com a leitura e saiba como montar um consultório odontológico passo a passo!

Crie um business model canvas

O business model canvas (BMC) é uma maneira mais rápida e intuitiva de planejar um negócio. Ele permite que você visualize todo o seu empreendimento em uma única página e defina seu posicionamento de mercado.

O BMC é dividido em quatro quadrantes, que representam os pilares de qualquer negócio: financeiro, clientes, infraestrutura e oferta de valor. Esses quadrantes são subdivididos em nove componentes, que abarcam toda as áreas que você deverá trabalhar na hora de montar um consultório odontológico passo a passo.

Encontre o lugar ideal

A localização do consultório odontológico é determinante para que você atraia pacientes. É necessário encontrar um local de fácil acesso, tanto de carro quanto de transporte público.

Uma boa circulação de pessoas na região também influencia na visibilidade do seu negócio, assim como a proximidade com outros estabelecimentos, como farmácias, hospitais, shoppings, entre outros.

Legalize

Uma das etapas mais importantes de como montar um consultório odontológico passo a passo é contratar um contador para legalizar o empreendimento.

O processo de abertura de CNPJ, registro na Junta Comercial e na prefeitura da sua cidade pode levar de semanas a alguns meses, portanto, essa é uma das primeiras medidas a considerar.

Confira: 6 dicas de gestão de documentos para consultórios

Para legalizar o seu consultório odontológico, é necessário ter o local definido e as adaptações necessárias realizadas, pois tanto a prefeitura quanto o corpo de bombeiros fazem vistoria no local e emitem um certificado de conformidade para o funcionamento.

Contrate

No seu passo a passo para montar um consultório odontológico, não esqueça de considerar a contratação de pessoal.

Contar com uma equipe na recepção transmite maior profissionalismo e deixa o paciente mais tranquilo na chegada ao consultório.

Divulgue

A divulgação do seu consultório odontológico deve começar antes mesmo da data de inauguração.

Promova ações de marketing odontológico com pelo menos um mês de antecedência, fazendo com que as pessoas tomem ciência da abertura do seu consultório. No dia da inauguração, vale a pena até fazer um pequeno coquetel para algumas pessoas ou então promover um evento que atrai a atenção da comunidade local.

Equipe

Todo consultório odontológico deve possuir uma série de equipamentos para realizar o atendimento aos pacientes, bem como promover os tratamentos que você se dispõe a realizar, segundo sua especialidade.

Nesse sentido, pesquise valores antecipadamente, verifique a possibilidade de parcelamento junto ao fornecedor ou então a viabilidade de um financiamento junto a uma entidade bancária.

Obviamente, você não precisa ter uma estrutura de última geração para iniciar suas atividades. Formar parcerias é uma boa maneira de oferecer serviços inovadores sem comprometer seu fluxo de caixa.

A Compass 3D, por exemplo, oferece serviços de diagnóstico e planejamento 3D para confecção de aparelhos ortodônticos removíveis e conta com mais de 2 mil dentistas credenciados.

Que tal fazer parte desse time? Conheça o OrthoAligner e todas as facilidades que ele oferece a você e a seus pacientes!

Profissão Dentista