Em tempos onde o mercado é competitivo em praticamente todos os segmentos, os empreendimentos da área de saúde e seus profissionais perceberam que é fundamental investir em novas maneiras de atrair e fidelizar o público. Dentro desse contexto, conhecer algumas dicas para atrair pacientes que não possuem plano odontológico é essencial.

O lado bom dessa história é que existem diversas ações altamente eficazes e pouco dispendiosas de fazer com que esses pacientes em potencial optem espontaneamente por utilizar os seus serviços. Quer aprender como fazer isso? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Aposte no poder da internet

O primeiro passo para atrair pacientes que não possuem plano odontológico é apostar no poder da internet. Quem não tem um convênio certamente vai utilizar a grande rede para buscar profissionais e, ao marcar uma boa presença online, você ampliar as suas chances de fazer com que eles cheguem até o seu consultório.

Invista no marketing digital, mesmo que de uma maneira mais básica. Tudo começa com um bom website, que deve passar credibilidade e conter o endereço e as formas de contato. As redes sociais também são importantes: tenha perfis profissionais. Um blog com conteúdo sobre a área de saúde também é uma boa ideia.

2. Faça parcerias estratégicas

Uma outra maneira de conseguir pacientes que não possuem plano odontológico é fazendo parcerias estratégicas. Analise, por exemplo, se as empresas de maior porte que você tem nas adjacências da sua clínica estariam abertas para isso e ofereça condições especiais para que os funcionários se tratem com você.

Caso você queira pensar melhor e, principalmente, tenha estrutura para isso, você pode partir para voos mais altos, negociando com sindicatos, escolas e faculdades. Uma clínica odontológica, em linhas gerais, interage muito com as pessoas que a cercam geograficamente: use isso a seu favor.

3. Conceda descontos indicações

Conceder descontos para quem indicar outro paciente é outra estratégia bastante inteligente. Tenha em mente que o marketing boca a boca ainda é altamente eficiente e você pode utilizar isso para conseguir não apenas novos pacientes, mas também para transformar os antigos em verdadeiros promotores da sua clínica.

Você pode, por exemplo, proporcionar uma consulta grátis ou um tratamento com um belo desconto para quem trouxer parentes, amigos ou colegas de trabalho. Apenas lembre-se de estabelecer regras claras para isso, de maneira que você não corra o risco de acabar tendo uma indisposição com alguém por conta de mal-entendidos.

4. Ofereça tratamentos diferenciados

Por fim, ficar na vanguarda dos tratamentos e equipamentos odontológicos é essencial para qualquer empreendimento que anseie pelo sucesso. Portanto, mais do que antecipar as tendências do segmento, você deve utilizar tecnologia de ponta para atrair a atenção do público que não possui um convênio.

Uma boa ideia, por exemplo, é apostar no uso dos aparelhos invisíveis feitos com tecnologia 3D. Eles são objetos do desejo de muita gente e podem garantir um fluxo excelente de pessoas na sua clínica, tendo ou não um plano odontológico.

E agora, pronto para atrair pacientes que não possuem plano odontológico? Gostou desse conteúdo? Então confira também o nosso artigo sobre como gerir um consultório!