Na atualidade, ter um bom mix de serviços no consultório odontológico é fundamental para atender bem e corresponder às expectativas dos mais diversos perfis de pacientes.

No artigo de hoje, vamos apresentar algumas estratégias que vão ajudá-lo a planejar o mix de serviços do seu consultório com foco na fidelização. Confira!

Entenda os desafios da fidelização de pacientes

Em um mercado bastante dinâmico e competitivo, garantir a fidelização de pacientes tornou-se um objetivo estratégico cada vez mais desafiador para os dentistas que fazem a gestão do seu próprio consultório.

É preciso atender bem às necessidades dos mais diferentes tipos de pacientes. Mas, por outro lado, é importante realizar um atendimento personalizado, que demonstre para cada pessoa o quanto os serviços de saúde bucal oferecidos a ela são cuidadosamente planejados e executados.

Conheça, a seguir, 5 posicionamentos estratégicos que ajudam a garantir a consolidação de um mix de serviços diversificado e abrangente para o seu consultório.

Promova a integração de serviços

Para que o seu consultório odontológico possa atender às mais diferentes demandas em saúde bucal apresentadas por cada paciente, você precisa promover a integração de serviços, oferecendo procedimentos complementares.

Vejamos alguns exemplos:

  • o paciente que inicia um tratamento ortodôntico certamente precisará dos atendimentos para manutenção;
  • quem se submete a uma cirurgia para extrair o siso ou realizar um implante deve receber atenção ao longo do pós-operatório;
  • depois da obturação de cáries ou a remoção de tártaro, é necessário realizar periodicamente a limpeza dentária no consultório odontológico, para evitar recidivas.

Para obter sucesso na integração de serviços, lembre-se de manter a organização e a assepsia do consultório em dia. Assim, você garantirá a pontualidade, a agilidade e a qualidade no atendimento.

Ao oferecer serviços complementares no seu consultório, fica mais fácil ter um atendimento abrangente, capaz de cuidar da saúde bucal de pacientes de todas as idades.

Crie estratégias para atender toda a família

Poder contar com o mesmo consultório odontológico para realizar os cuidados com a saúde bucal de toda a família é um excelente fator de fidelização.

Além de garantir serviços destinados às intercorrências mais comuns de cada fase da vida, é preciso adequar os espaços aos diferentes interesses, criando ambientes que acolham bem crianças, jovens, adultos e idosos.

No entanto, criar um mix de serviços capaz de atender aos mais diferentes perfis de pacientes exige o investimento em tecnologia.

Invista em inovação e tecnologia

A indústria odontológica oferece cada vez mais possibilidades para melhorar o atendimento dos pacientes, com tecnologias e equipamentos que são menos invasivos, mais seguros e de melhor apresentação estética.

Um bom exemplo são as novidades no clareamento dental, os aparelhos ortodônticos translúcidos, a anestesia sem dor e a lente de contato odontológica.

Portanto, você deve acompanhar as inovações em odontologia para garantir que o seu mix de serviços ofereça o que há de mais moderno no mercado, sendo que, para isso, a capacitação constante é fundamental.

Uma das ações necessárias para que o seu consultório possa acompanhar a evolução tecnológica é a capacitação profissional.

Otimize o treinamento e a capacitação

Uma vez que a odontologia está em constante desenvolvimento, apenas o investimento em capacitação garantirá a atualização de conhecimentos e o aprimoramento de técnicas.

Para otimizar os processos de treinamento, uma boa estratégia é dar ênfase na evolução em determinados procedimentos ou ferramentas que sejam um diferencial competitivo para o seu consultório.

Por fim, para oferecer um bom mix de serviços no seu consultório é preciso garantir que o relacionamento com os pacientes seja uma prioridade estratégica.

Inclua o relacionamento no seu mix de serviços

O consumidor atual é extremamente exigente e bem informado. Ele busca nos produtos e serviços que consome um diferencial, algo que o faça sentir empoderado e acolhido. Nesse sentido, o relacionamento entre o dentista e seus pacientes adquire uma importância cada vez mais estratégica.

É por meio de uma abordagem personalizada, centrada nas necessidades da pessoa, que o seu consultório odontológico conquistará a confiança e o reconhecimento dos pacientes, promovendo a fidelização.

Quer saber mais sobre como diversificar o mix de serviços do seu consultório ou sobre estratégias para fidelizar seus pacientes? Entre em contato com a Compass!