O marketing de indicação é um instrumento poderoso para os consultórios quando bem trabalhado. A probabilidade de alguém optar por determinado serviço ao receber a indicação de outra pessoa é grande, ainda mais quando o assunto é saúde.

É claro que, se o seu trabalho e o atendimento forem executados de modo exemplar, naturalmente os pacientes tendem a indicar o seu consultório. Entretanto, há meios de incentivá-los a praticarem essa ação. Dessa forma, você conseguirá atrair mais pessoas por um custo menor.

Quer saber como funciona o marketing de indicação no consultório odontológico e conferir algumas dicas? Continue lendo este artigo!

Não tenha medo de pedir indicações

A primeira dica, mais óbvia para alguns, nem tanto para outros, é pedir para os pacientes te indicarem. Muitos não adotam essa prática por medo de parecerem desesperados. Mas não é bem assim.

É comum, no mercado em geral, solicitar indicações aos clientes, e não deve ser diferente nos consultórios. Porém, é necessário pedir educadamente e saber a hora certa. Se você notar que o paciente está satisfeito, esse é o momento propício.

Ofereça brindes

As pessoas gostam de ganhar um benefício ao contratar um serviço. Mesmo que não seja algo com um valor exorbitante, elas se sentem valorizadas.

Além de oferecer os tradicionais brindes que conhecemos, como chaveiros e canetas, você pode criar um programa de fidelidade e oferecer descontos.

Tenha um marketing certeiro

O marketing tradicional e o digital também são importantes para a indicação. Imagine, por exemplo, aquele artigo elaborado que você postou no blog e várias pessoas compartilharam. De certa forma, elas estão te indicando.

Quando você produz conteúdos que têm possibilidade de viralizar em seus canais de comunicação, a tendência é que as pessoas repassem para as outras de seu círculo de amizade. Se o artigo sobre “formas de clarear os dentes” ajudou ela, supõe-se que ajudará mais pessoas.

Preocupe-se com a rede de contatos

Isso vale para todas as profissões, porém, os profissionais da área odontológica podem se beneficiar ainda mais. Se o seu colega do ramo está com a agenda lotada e não consegue atender um caso urgente, ele indicará o paciente para outro.

Portanto, criar um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, proporciona benefícios, em médio e longo prazo, essenciais para a sua carreira.

Crie engajamento nas redes sociais

O relacionamento não deve se limitar aos profissionais do ramo. Os pacientes precisam de tratamentos especiais, inclusive, fora do consultório.

Os perfis das empresas nas redes sociais, como o Facebook, contam com um espaço para avaliações e comentários. Se você é daqueles que procura sempre responder as perguntas e manter um diálogo com os usuários, possivelmente será bem avaliado. Esse fator pesa bastante no momento de decisão do cliente.

Faça um controle de indicações

A última dica deste post é mensurar os resultados do seu trabalho. Dessa forma, você consegue saber quais ações estão dando retorno.

Na ficha de cadastro dos pacientes, basta inserir a seguinte pergunta: como conheceu o nosso consultório? O ideal é deixar o espaço livre para não limitar as opções. Após coletar as informações, poderá corrigir as falhas e dar ênfase no que está funcionando.

Como você pôde perceber, para conseguir indicações é aconselhável que você estimule esse processo. Apenas esperar que isso ocorra, pode fazer você perder muitos clientes em potencial.

Agora que você já sabe como funciona o marketing de indicação para consultórios, que tal ler o nosso post e aprender como oferecer diferentes ofertas odontológicas?

 

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