Muitas pessoas acreditam que usar aparelho ortodôntico é coisa para crianças, adolescentes e jovens. De fato, é mais comum que nessa fase da vida ocorra a descoberta da necessidade desses procedimentos para corrigir alguns problemas dentários.

Contudo, é importante que todos saibam que o tratamento ortodôntico é indicado para qualquer idade, bastando apenas que cada caso seja avaliado e indicado por um profissional especializado na área.

Então, para saber mais sobre o assunto e conhecer alguns benefícios de utilizar um aparelho, mesmo depois dos 30 anos, leia com atenção o post a seguir.

Cuidando da aparência do sorriso

É inquestionável que um sorriso mais bonito faz toda a diferença no visual de uma pessoa, não é mesmo? Por mais que ela não seja tão vaidosa com a sua imagem, é um grande privilégio poder contar com um sorriso mais atraente e que eleve sua autoestima.

Não é à toa que dizem que ele é como um cartão de visitas. Querendo ou não, a nossa imagem tem impacto nas nossas relações sociais e até mesmo profissionais. Por isso, é importante investir em fatores que nos tragam maior autoconfiança para lidar com as situações do cotidiano.

E o que acontece é que, muitas vezes, somente depois dos 30 anos a pessoa tem condições para fazer esse investimento. Ou ainda, ela já pode ter usado um aparelho na infância mas seus dentes acabaram desalinhando com o passar do tempo.

Logo, é fundamental ter a consciência de que manter uma boa saúde e estética bucal é uma tarefa para qualquer idade. Sobretudo com o aumento da expectativa de vida, é imprescindível garantir qualidade e satisfação durante esses anos.

Tratando problemas de saúde

Não só pela boa aparência, mas o hábito de cuidar bem dos dentes é capaz até mesmo de afastar problemas de saúde. As doenças periodontais, por exemplo, podem evoluir para complicações cardiovasculares, diabetes e até causar partos prematuros.

Muitas pessoas reclamam também de dores de cabeça constantes sem saber que elas podem estar relacionadas com sua arcada dentária. Isso mostra como o bom (ou mau) estado da nossa boca pode influenciar outras áreas do nosso organismo.

Outra situação comum é a disfunção da ATM (articulação temporomandibular), responsável por ligar o maxilar ao crânio. Quando ela não funciona bem, normalmente causa alguns estalos e dores fortes de ouvido, cabeça, nos olhos etc.

Portanto, vale muito a pena procurar um bom profissional da odontologia que possa iniciar um tratamento corretivo. Além de prevenir dores, outras funções como a respiração, a mastigação e a digestão podem ser beneficiadas.

Mantendo o bem-estar no dia a dia

Antigamente, o paciente entendia a necessidade de colocar um aparelho ortodôntico, mas muitos ficavam incomodados em apresentar um sorriso metálico durante o período do tratamento. Havia um certo medo de que isso prejudicasse a sua imagem, principalmente no âmbito amoroso e profissional.

Mas hoje em dia não há razões para isso, já que houve uma boa evolução das técnicas e materiais utilizados. Os modelos transparentes são um exemplo de como a pessoa pode alinhar os dentes, mantendo o seu bem-estar sem se preocupar com as questões estéticas.

Existem opções de porcelana ou safira que apresentam tons semelhantes aos dos dentes, além dos alinhadores removíveis que são praticamente imperceptíveis. Há ainda a possibilidade de optar pelo aparelho lingual, fixado na parte posterior da arcada dentária.

Enfim, a avaliação de cada caso e o sucesso do tratamento depende muito da boa relação construída entre o ortodontista e o paciente. Fazendo um bom planejamento e tomando todos os cuidados, certamente o sorriso ganhará um aspecto renovado e muito mais agradável.

Viu como vale a pena investir em um aparelho ortodôntico mesmo depois dos 30 anos? Nunca é tarde para cuidar de si mesmo! Se ainda restou alguma dúvida ou tem interesse de conhecer nossos serviços, entre em contato conosco agora mesmo!