O sorriso é parte fundamental da nossa aparência física. Considerado uma espécie de cartão de visitas, ele transmite simpatia, confiança e felicidade. Por tudo isso, não estar satisfeito com essa parte do corpo pode trazer problemas de autoestima.

Condições como dentes fora do lugar e desajustes na mordida podem ser corrigidas com o uso de aparelho ortodôntico. Esse tratamento torna-se, dessa forma, um forte aliado para recuperar a autoestima e a confiança de quem ainda não está em paz com seu sorriso.

Apesar disso, há ainda quem considere, equivocadamente, seu uso um empecilho estético. Além dos benefícios dessa opção, as novas tecnologias possibilitam realizar esse tratamento com o menor impacto visual possível, como é o caso dos aparelhos transparentes.

Para saber mais como o uso de aparelho ortodôntico pode ajudar nos problemas de autoestima, continue a leitura!

1. Aumento da confiança

Sorrir é quase um ato natural do dia a dia, mas para algumas pessoas pode parecer um verdadeiro suplício. Não ter os dentes da maneira como gostaria costuma deixar esses indivíduos angustiados, contribuindo para o aparecimento de problemas de autoestima.

É comum que quem sofre com isso busque tampar a boca para esconder o sorriso ou sempre sorrir de maneira contida. É normal, também, que essas pessoas mantenham-se mais sérias e evitem sorrir para as fotos.

Um sorriso bonito é capaz de conferir mais autoconfiança para as pessoas. Com o alinhamento propiciado pelos aparelhos ortodônticos, sorrir não só fica mais fácil como mais saudável, já que ele evita problemas que podem levar à perda dentária, como cáries e placa bacteriana.

2. Melhoria nas relações interpessoais

Quem não gosta de uma pessoa sorridente e simpática? O sorriso é capaz de transmitir simpatia, abertura e confiança, favorecendo as relações interpessoais.

E esses benefícios são possíveis de serem enxergados já nos primeiros de tratamento ortodôntico. A pessoa começa a sentir mais confiante em sorrir no dia a dia, passando uma imagem mais agradável e amigável para quem convive com ela.

3. Conquista de mais oportunidades

Sorrir no trabalho é um ótimo caminho para melhorar a relação com os colegas de empresa e superiores, além de contribuir no relacionamento com os clientes. Isso pode levar a grandes oportunidades que contribuirão com seu bem-estar consigo mesmo.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Boston, nos EUA, chegou à conclusão de que os profissionais considerados acima da média e que ganham maiores salários são, normalmente, percebidos como pessoas mais bem-humoradas.

4. Superação dos problemas de autoestima

Estar infeliz com a aparência pode levar a desde problemas de autoestima até condições mais graves, como a dismorfia corporal, que é quando a pessoa tem uma visão distorcida de si mesma por causa de algum aspecto específico do seu corpo.

Como o sorriso está presente em quase todas nossas relações, não estar satisfeito com ele pode tornar a pessoa mais tímida, reclusa e até mais infeliz.

Por isso, é comum que os pacientes comecem a se sentir mais contentes, autoconfiantes e atraentes após iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico. O que antes era motivo de infelicidade, passa a se tornar uma característica positiva daquele indivíduo.

Além disso, o sorriso também estimula o córtex órbitofrontal, uma região do cérebro responsável pela sensação de bem-estar.

5. Alinhamento dos dentes para um sorriso mais bonito

Existem diversas formas de se conquistar um sorriso mais bonito, mas, com certeza, ter dentes alinhados é um importante passo para isso.

Sejam problemas como dentes muito separados (diastema) ou de espaço, como os popularmente conhecidos “dentes encavalados”, hoje é possível corrigir essas condições de maneira muito mais fácil e estética.

Os aparelhos ortodônticos transparentes, por exemplo, são feitos de um molde incolor, especial para cada arcada dentária, tornando o impacto visual do seu uso muito menor do que as opções tradicionais.

Além de contribuir para atingir o sorriso dos sonhos ao final do tratamento, ele ainda possibilita a retirada do molde para tornar melhor a higienização bucal em situações sociais, como festas e casamentos, por exemplo.

Agora que você já sabe como o uso de aparelho ortodôntico pode ajudar a superar problemas de autoestima, entre em contato para saber mais sobre opções de tratamento estéticas e pouco perceptíveis!