Sorrir é uma expressão de alegria e é também uma das mais importantes formas não verbais de comunicação, podendo demonstrar simpatia, empatia, aprovação e até mesmo incômodo (o sorriso sem graça).

Pessoas que têm problemas dentários, como dentes tortos, manchados e apinhados, tendem a sorrir menos, por vergonha e acanhamento, o que causa impactos na autoestima e no convívio social, além de outros prejuízos para a saúde.

Ter dentes bonitos e um sorriso saudável é mais que uma questão estética, é um princípio de saúde bucal e emocional. Por isso, fazer um tratamento dentário é investir na própria saúde e realização profissional e pessoal.

No nosso artigo de hoje, vamos listar 6 motivos para sorrir que vão lhe trazer bem-estar, saúde física e emocional. Confira!

1. Retarda o envelhecimento da pele do rosto

Um simples sorriso movimenta 12 músculos faciais — uma gargalhada pode ativar o dobro da musculatura. Esse exercício estimula a tonificação muscular da face, melhorando a elasticidade da pele e fortalecendo a musculatura de sustentação do rosto. O resultado: pele mais firme e com aspecto mais jovial.

2. Ajuda na hidratação facial

Ao ativar tantos músculos, o sorriso estimula uma melhora da circulação sanguínea facial, irrigando a pele com um maior volume de sangue, contribuindo para sua hidratação natural — o que também explica o aspecto saudável na coloração do rosto de quem sorri.

3. Deixa a pessoa mais atraente

Não é raro sentir mais simpatia por alguém que sorri, especialmente se o sorriso for genuíno. A neurociência explica que ver alguém sorrir ativa no cérebro as áreas responsáveis pelo estímulo ao próprio sorriso, liberando substâncias químicas, como a endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Por isso, sorrir mais vai te deixar mais atraente, pois estimula no outro uma lembrança agradável do diálogo com você.

4. Estimula a sensação de bem-estar

Um sorriso genuíno estimula o córtex órbito-frontal, região cerebral responsável pela sensação subjetiva de bem-estar. Ainda que sorrir em um dia difícil seja pouco provável, esboçar um sorriso já é o suficiente para começar a se sentir melhor.

5. Aumenta a empregabilidade

Uma pesquisa publicada em 2014, na revista americana “American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics”, demonstrou que um belo sorriso aumenta as chances de um candidato a emprego conseguir a vaga.

Durante o estudo, foram mostradas a um grupo de recrutadores imagens de possíveis candidatos. Primeiro foram apresentadas fotos de pessoas com problemas bucais estéticos. Em seguida, as fotos foram apresentadas com os dentes corrigidos digitalmente.

Ainda que tivessem a mesma competência técnica, os candidatos com sorrisos mais bonitos e harmoniosos conquistaram a vaga, especialmente as que exigiam contato com o público.

6. Fortalece o sistema imunológico

Não é a apenas a sensação de bem-estar que o sorriso desencadeia. As alterações químicas reduzem os níveis dos hormônios do estresse (adrenalina e cortisol), favorecendo a produção de células de defesa do organismo:

  • linfócitos B: atuam na produção de anticorpos;
  • linfócitos T: responsáveis por rastrear vírus e bactérias;
  • imunoglobulina A: anticorpo que combate infecções respiratórias;
  • células NK: combatem células cancerígenas.

Os benefícios que o sorriso traz já são excelentes motivos para sorrir. Com um tratamento odontológico que aumente sua confiança em exibir os seus dentes, sorrir será ainda mais fácil.

Gostou do nosso artigo e encontrou ainda mais motivos para sorrir? Compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais e contribua para que eles estejam sempre com um sorriso estampado no rosto!