Discrição, conforto e eficiência. Esses são alguns dos benefícios dos aparelhos transparentes. Eles funcionam da mesma forma que o aparelho ortodôntico fixo tradicional, aquele metálico, com a vantagem de ser praticamente invisível e removível, ou seja, você consegue fazer o tratamento para alinhar os dentes sem que ninguém perceba e sem precisar mudar seu estilo de vida.

A fabricação dos alinhadores transparentes envolve softwares 3D, já que são customizados para cada paciente, o que garante o sucesso dos resultados. Quer saber mais sobre a tecnologia desses aparelhos? Então, continue a leitura!

Como são feitos os aparelhos transparentes?

Chamados de alinhadores transparentes, esses aparelhos representam um grande avanço tecnológico na ortodontia.

O OrthoAligner, da Compass 3D, une tecnologia de ponta e conforto, por isso, cada vez mais pessoas utilizam esses dispositivos para ter o sorriso dos sonhos, corrigindo, por exemplo, dentes desalinhados, encavalados, separados ou má oclusão.

Projetados em computador, tratam-se de placas transparentes confeccionadas em acetato. Tem como diferencial encaixar-se perfeitamente na boca do paciente, ou seja, o tratamento é imperceptível aos outros.

Quais as vantagens dos alinhadores?

A movimentação que os alinhadores provocam nos dentes é constante, porém suave, por isso não causam dores ou lesões na boca como acontece com os aparelhos fixos. O paciente faz a troca das placas no consultório, em um intervalo determinado pelo dentista.

Além disso, o aparelho transparente é removível: a pessoa tira na hora das refeições e pode comer qualquer alimento. Isso facilita também no momento da higienização.

Como é realizado o tratamento?

O ortodontista credenciado em OrthoAligner vai avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento com os alinhadores transparentes. É necessário fazer radiografias, fotos e modelos das arcadas virtuais (em 3D) de alta precisão.

Setup virtual

O planejamento virtual do tratamento recebe o nome de Setup Virtual. Em um software, é realizada a simulação das movimentações necessárias para o alinhamento dos dentes. Isso é feito a partir do escaneamento intraoral do paciente ou das digitalizações dos modelos de gesso enviados pelo dentista. Essa etapa define a quantidade de placas do tratamento.

Depois do Setup aprovado, é realizada a prototipagem dos modelos para a produção dos alinhadores.

É recomendado que o paciente utilize o aparelho transparente durante todo o dia, apenas removendo para comer e fazer a higiene bucal, pois isso torna o tratamento mais rápido e eficaz.

Para estabilizar o resultado estético final, o paciente usa uma moldeira de contenção após o tratamento.

Os aparelhos são acessíveis?

Muita gente pensa no custo elevado dos alinhadores transparentes por conta de toda a tecnologia empregada.

O OrthoAligner, por exemplo, apresenta um custo menor em relação às marcas importadas e, em caso de perda de algum alinhador, o ortodontista consegue substituí-lo de forma bem rápida, visto que cada pacote já vem com placas extras. Dessa forma, o paciente não corre o risco de interromper o tratamento.

Se você tem vontade de ter um sorriso bonito, mas se recusa a fazer o tratamento ortodôntico com o aparelho fixo, tem a opção de utilizar os aparelhos transparentes. Você vai se surpreender com a tecnologia, praticidade e qualidade estética.

Ficou interessado em alinhar os dentes com os aparelhos transparentes? Consulte aqui os dentistas credenciados em OrthoAligner!