A relação entre a alimentação e a saúde bucal é muito mais forte do que imaginamos — e não estamos falando apenas dos doces e guloseimas que aumentam o risco de cáries, dos alimentos que causam manchas nos dentes, ou das bebidas que podem provocar diversos problemas bucais.

Existem alimentos que, pelo contrário, podem ser bons aliados da saúde da boca e dos dentes, contribuindo para um sorriso bonito e bem cuidado.

Quer aprender a cuidar dos seus dentes e prevenir problemas bucais por meio da alimentação? Confira alguns alimentos que devem fazer parte do seu cardápio:

1. Castanha-do-pará

Essa pequena oleaginosa é tão poderosa que seu óleo vem sendo estudado para uso em cremes dentais. O consumo da castanha-do-pará cria uma película nos dentes que atua como proteção contra as bactérias.

2. Iogurte

O cálcio é essencial para dentes fortes e saudáveis, e o consumo de alimentos ricos nesse mineral ajuda a evitar problemas bucais como doenças periodontais, que afetam a raiz dos dentes.

Além do iogurte, o cálcio pode ser encontrado em grande quantidade no leite, em vegetais verde-escuros, no gergelim e em alguns peixes.

3. Maçã

Frutas e vegetais firmes, como maçã, pera e cenoura, são ricos em fibras e ajudam na limpeza da superfície dos dentes, evitando a formação de placa. Além disso, a maçã aumenta o fluxo de salivação, contribuindo para a prevenção das cáries.

Mas é importante ressaltar: apesar de promover uma limpeza natural durante a mastigação, comer uma maçã não substitui a escovação correta, com escova de dentes e creme dental.

4. Morangos

O morango é uma fruta saborosa que pode colaborar com a saúde bucal e prevenir problemas na região, especialmente os causados por acúmulo de placa.

Rico em ácido málico (uma substância que atua como adstringente natural dos dentes), o morango ajuda a eliminar manchas, promovendo um leve clareamento.

5. Pepino

O pepino e outros alimentos ricos em fibras e água ajudam na produção de saliva, contribuindo para a limpeza dos dentes e eliminação das bactérias causadoras de doenças.

6. Salmão

O salmão é um dos peixes mais indicados para quem deseja ter dentes fortes e saudáveis, mas sardinha, atum e manjuba também são boas opções, ricas em cálcio e vitamina D.

Essa vitamina melhora a fixação do cálcio nos dentes e ossos, contribuindo para a saúde bucal.

7. Uva passa

A frutinha que normalmente só aparece no cardápio no final do ano é uma ótima aliada dos dentes. Além de evitar o acúmulo de placa, as uvas passas sem sementes dificultam a ação das bactérias causadoras de cáries e outros problemas bucais.

É claro que nenhum alimento, sozinho, pode ser responsável pela saúde bucal, mesmo quando consumido frequentemente.

Porém, combinada com outros cuidados básicos, como escovação adequada, uso de fio dental e acompanhamento periódico com profissionais qualificados, a alimentação é uma boa aliada da saúde dos dentes e pode prevenir inúmeros problemas bucais.

Por isso, inclua hoje mesmo esses alimentos no seu cardápio, e cuide do seu sorriso de forma saborosa e natural! Que tal compartilhar nosso post nas redes sociais e espalhar muitos sorrisos  entre os seus amigos?