Provavelmente você já teve a sensação de rachadura nos lábios, não só com a chegada do inverno, mas, também, em dias quentes e secos. Apesar de ser uma situação comum, o incômodo e os ferimentos podem ser bastante desagradáveis, além de evoluir para quadros mais graves.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender o que fazer para evitar o problema? Então, não deixe de conferir o post a seguir:

Quais as principais causas do ressecamento?

Como a pele da boca é muito fina e sensível, ela fica mais vulnerável ao ressecamento da sua superfície, o que pode causar rachaduras, bolhas e feridas. Entre as principais causas do problema, estão:

  • falta de hidratação;
  • mudanças climáticas, em especial quando o tempo está frio e/ou seco;
  • exposição excessiva ao sol;
  • poluição do ambiente.

Há ainda a possibilidade das rachaduras indicarem um quadro de alergia a algum tipo de produto (como batom ou pasta de dente), deficiência nutricional (principalmente de vitaminas) ou efeito de medicamentos que ressecam a boca.

Como prevenir a rachadura nos lábios?

Embora não seja uma questão tão grave, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar que os lábios fiquem rachados frequentemente. Como usamos a boca o tempo todo para falar, comer ou até mesmo sorrir, costuma ser bem desconfortável lidar com as rachaduras.

Além do mais, a aparência também é prejudicada, sendo melhor tomar algumas precauções para prevenir a situação.

Veja a seguir 6 dicas para ajudá-lo nessa missão:

1. Beber muita água

A desidratação tem causas externas e internas, ou seja, o ressecamento não ocorre apenas por falta de hidratar as superfícies como também o organismo. Portanto, beber bastante água durante o dia é fundamental, especialmente nos dias mais secos — tenha em mente que o mínimo deve ser de 2 litros diários.

2. Usar hidratante labial constantemente

Muitas pessoas recorrem aos hidratantes labiais quando chega o inverno, mas fazem isso esporadicamente ou apenas quando os lábios já estão ressecados. Contudo, o ideal é utilizá-lo com maior frequência, independentemente de sentir a boca ressecada ou não.

Assim, a perda de água é reduzida e o lábio se mantém sempre bem cuidado, protegido e livre da descamação. Para isso, invista em produtos com proteção solar (para evitar queimaduras) e substâncias como óleo de amêndoas, lanolina, pantenol, extrato de semente de uva, manteiga de karité e vitaminas.

3. Enxaguar bem a boca depois de escovar os dentes

Essa é outra causa do ressecamento que pode ser evitada simplesmente com maior atenção na hora de higienizar a boca. Deixar resquícios de produtos pode gerar alergias e outras reações indesejadas.

Nesse sentido, fazer um acompanhamento com um profissional qualificado ajuda a prevenir este e outros tipos de problemas que afetam a saúde bucal. Logo, procure visitar o seu dentista pelo menos a cada 6 meses.

4. Evitar maus hábitos

Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns hábitos que passam despercebidos na rotina e contribuem para deixar os lábios ressecados. O tabagismo é um deles, que deve ser evitado até mesmo pelos outros males que causa.

Outro que deve ser ressaltado é o costume de ficar passando a língua nos lábios frequentemente, para deixá-los úmidos. Na verdade, isso causa uma falsa sensação de hidratação e ainda deixa os lábios expostos aos germes da boca.

5. Manter uma alimentação nutritiva

Como a falta de vitaminas — sobretudo das vitaminas A, B, B2 e C — também é capaz de ressecar e rachar os lábios, é importante preocupar-se em manter uma alimentação nutritiva e balanceada. A ajuda de um bom nutricionista pode ser um diferencial nesse sentido, inclusive indicando algum tipo de suplementação quando for necessário.

6. Consultar um especialista

Por fim, sentir os lábios ressecados e rachados não é tão preocupante se essa não for uma situação frequente. Porém, se ela persistir é melhor procurar um especialista — como um dermatologista — para avaliar cada caso, identificar as possíveis causas e indicar o melhor tratamento para evitar lesões mais graves.

E então, gostou das nossas dicas para evitar a rachadura nos lábios? Cuide sempre da sua saúde e do seu bem-estar! Agora, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e informar também os seus amigos sobre o assunto?