Atualmente, existem diversas maneiras de atrair pacientes nas mais variadas profissões da área de saúde. E o que não muda em nenhum segmento é a constante necessidade de prospectá-los e fidelizá-los, pois sem isso nenhum negócio consegue sobreviver.
Dentro desse contexto, o sucesso na carreira odontológica acaba dependendo de uma série de fatores que ultrapassam a capacidade técnica do profissional da área. Quer conhecer algumas estratégias eficientes para ter êxito ao atrair pacientes? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir:
4 dicas para atrair pacientes
1. Atenda alguns convênios
Muitos profissionais da área de saúde preferem não trabalhar com convênios, pois consideram que o pagamento por consulta é insuficiente e que a maior parte do lucro acaba ficando com a empresa do plano de saúde. Independentemente da sua posição quanto a essa situação, esse tipo de parceria pode ser bastante interessante.
Especialmente para quem está em início de carreira ou para quem precisa ampliar a cartela de pacientes, os conveniados serão fundamentais. Eles ajudarão na divulgação dos seus serviços e, quando satisfeitos, poderão continuar essa relação, mesmo que você depois passe a só atender consultas particulares.
2. Invista no marketing digital
O marketing digital é uma das maiores tendências adotadas por diferentes empreendimentos para conquistar a atenção do público-alvo e ganhar a sua confiança.
Para um consultório odontológico ela também é importante, pois utiliza as diferentes possibilidades da internet para divulgar os serviços e atrair mais pacientes de maneira simples, eficiente e bem pouco dispendiosa.
Além do site oficial, que deve mostrar os serviços oferecidos, os profissionais da clínica e as formas de contato, você pode investir em perfis nas principais redes sociais.
Outra ação que vem ganhando espaço é a criação de blogs. Nesse espaço, é possível criar e compartilhar conteúdos ricos, educativos e de qualidade, ganhando autoridade e credibilidade no setor.
3. Trabalhe o marketing offline
O marketing digital realmente é muito importante em nosso cenário atual, mas isso não quer dizer que você deve se esquecer do marketing offline. Ele ainda tem um papel fundamental na prospecção de pacientes e muita gente gosta de guardar esse tipo de material para eventuais necessidades.
Invista, portanto, em cartões de visita com nome, especialidades, número de registro no conselho profissional e as principais formas de contato. Panfletos também são muito úteis e podem conter informações como procedimentos e fotos das instalações do seu consultório odontológico.
4. Mantenha o relacionamento com o paciente
Outro ponto indispensável para o sucesso em empresas que lidam com o público é investir em um bom “pós-venda”, ou seja, no seu caso, apostar em atitudes que visem manter o relacionamento com os antigos pacientes. Tenha em mente que é muito mais barato você manter quem já chegou até o seu empreendimento do que sempre ter que prospectar outras pessoas.
Para isso, procure apostar em estratégias básicas, como enviar cartões ou e-mail de felicitações em datas festivas, como aniversários, Natal e ano-novo. Orientar sua secretária para fazer um contato telefônico e descobrir como estão os níveis de satisfação após algum procedimento também é recomendável.
Avisar ao paciente que a data de retorno dele está chegando também é uma ótima prática, pois além de demonstrar que você se preocupa com a saúde bucal dele, o ajuda a se lembrar do compromisso que tem com você.
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