Com o passar dos anos, a relação médico-paciente tem se tornado cada vez mais impessoal, consequentemente, muitos tratamentos iniciados com um profissional de saúde, simplesmente, não têm continuidade.

Por isso, é tão importante estreitar a relação de atendimento com os pacientes, garantindo uma consulta produtiva, seja qual for a especialidade do profissional ou o porte do consultório.

Afinal, a fidelização se torna natural, na medida em que se atinge a confiança no doutor enquanto pessoa e como profissional da área de saúde.

E é exatamente por isso que listamos algumas iniciativas úteis para desenvolver um atendimento aos pacientes de qualidade, garantindo, assim, a conquista e a continuidade do tratamento. Acompanhe os tópicos seguintes e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Atendimento aos pacientes humanizado

Por maiores que sejam os esforços no intuito de melhorar o acolhimento no consultório, nada superará a relação direta entre o médico e seu paciente. E é imprescindível levar em consideração que o marketing boca a boca é o mais barato e eficaz para qualquer negócio.

Para um atendimento humanizado, é interessante se concentrar em atender ou até superar as expectativas do público. Por isso, é importante cultivar uma relação positiva, mostrando-se atento e interessado na história de cada indivíduo, dirimindo todas as dúvidas com paciência.

Ainda sobre oferecer um atendimento mais acolhedor e diferenciado, é uma boa prática conduzir os pacientes até a porta na hora da saída. Sim, muitos dão valor a pequenas iniciativas como essas.

Treinamento de pessoal

Um grande passo no intuito de proporcionar um atendimento de qualidade é desenvolver políticas e capacitar a equipe. As secretárias, por exemplo, normalmente, são o cartão de visitas e treiná-las adequadamente deve garantir uma ótima primeira impressão.

Ainda sobre o trabalho das secretárias, um aspecto delicado de todos os segmentos é a cobrança pelos serviços. Por isso, essas profissionais devem ser cuidadosamente orientadas a discriminar de forma clara os valores cobrados, respondendo qualquer eventual dúvida com atenção e simpatia.

Escuta ativa e comunicação clara

Ainda que o atendimento humanizado tenha sido mencionado mais acima, é importante dedicar um tópico específico ao presente tema.

Ouvir com atenção é muito mais do que escutar tudo o que o paciente tem para dizer. É entender todos os pontos, interromper, se necessário, questionar, e manter-se atento aos detalhes.

Muitos pacientes se queixam que o profissional de saúde não ouviu nada do que ele tinha a dizer, que não fez quaisquer perguntas ou que não mostrou interesse nos acontecimentos relatados.

Desenvolver uma comunicação clara e objetiva gera confiança e ajuda o paciente a seguir à risca as orientações do tratamento. E isso inclui traduzir as expressões médicas em termos fáceis de serem assimilados.

Serviços de copa

Dentre as iniciativas para um atendimento aos pacientes de qualidade, a disponibilização de um espaço limpo e organizado, com café, suco ou até mesmo opções de chá ou bolachas, é uma excelente demonstração de cuidado e preocupação com o bem-estar dos pacientes.

Enfim, um local com água sempre gelada, copos descartáveis e bebidas quentes sempre disponível é uma boa maneira de deixar todos à vontade e criar um ambiente de acolhimento.

E agora? Já se sente preparado para adotar essas iniciativas e oferecer um atendimento aos pacientes de qualidade? Não se preocupe, se ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário!

 

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