A concorrência entre clínicas odontológicas aumentou muito por causa da crise econômica. O que está fazendo a diferença entre elas é o menor preço, o resultado mais satisfatório e o término mais rápido. Por isso, apresentaremos a utilização da tecnologia 3D na odontologia.

Com a utilização dessa inovação, o dentista passou a concluir tratamentos em menor tempo e custo, com maior êxito e satisfação do paciente. Parece algo utópico, não é mesmo? Mas não é!

Aprenda agora em quais tipos de tratamento e como essa engenharia pode ser utilizada, além da maneira na qual auxiliará no seu atendimento!

Como ela pode ser utilizada na fase diagnóstica?

A tomografia digital do paciente, utilizada para análise de toda a cavidade bucal, dá uma melhor perspectiva do plano de tratamento ideal. Esse exame pode ser um ponto de partida para confecção de um molde virtual da boca, assim como a varredura intraoral.

Por meio da utilização de outros softwares é possível a simulação de cirurgias, tratamentos ortodônticos e intervenções protéticas, que contribuem para a possibilidade de êxito.

Uma forma adicional possível é escanear os moldes feitos durante a consulta. E, em vez de vazá-los em gesso, podem ser escaneados e transformados em uma imagem 3D passível de alterações e planejamentos. Perceba que essa última maneira apresenta menor precisão e demanda maior tempo de consulta.

Quais contribuições a técnica pode oferecer à odontologia?

1. Restaurações

As restaurações dentárias têm se tornado comuns. A tecnologia trouxe a perfeição da impressão 3D, o que possibilita acesso a novos materiais, um ótimo acabamento, resultados de alta qualidade e reprodutibilidade.

Consegue-se um melhor aproveitamento da quantidade de material utilizado e, consequentemente, menor desperdício. Os prazos de entrega podem ser menores sem afetar o resultado final do produto.

2. Próteses

A criação de próteses se torna mais rápida desde o primeiro atendimento. Na maioria das vezes, não é necessário nem a moldagem do paciente. O planejamento pode ser feito por meio da imagem obtida e, em duas consultas, consegue-se colocar a prótese definitiva.

Os softwares contam com um simulador de mordida e de movimentos bucais que cria a prótese de maneira perfeita. Se algum desgaste for necessário, será mínimo, já que a precisão da máquina é milimétrica.

3. Aparelhos

A tecnologia 3D planeja todas as etapas do tratamento ortodôntico. É possível a elaboração de diversos tipos de tratamentos para que o melhor seja escolhido.

Os bráquetes também podem ter seu posicionamento previamente delineado e um guia de colagem pode ser desenvolvido. Dessa maneira, erros são evitados e o tempo de tratamento, diminuído.

4. Implantes

O planejamento dos implantes foi muito beneficiado por essa inovação. A intervenção depende de um estudo intenso que envolve quantidade de osso presente, posicionamento do parafuso, dos dentes ao redor e das próteses.

A tomografia e os modelos digitais nos possibilitam uma precisão de 0,02 mm. Ou seja, a colocação do implante será planejada e as chances de erro e rejeição diminuem drasticamente.

De que maneira a tecnologia 3D pode auxiliar na minha clínica?

1. É versátil

As impressoras e scanners podem ser instalados nos consultórios e laboratórios. Terceirizar o serviço também é uma opção válida.

E, além disso, podem ser utilizados por todas as especialidades odontológicas, a fim de que o planejamento dos procedimentos seja mais rápido, eficiente e possibilite a ação conjunta de diversos ramos da odontologia.

2. Diminui custos

Tal aparelho consegue gerar próteses, guias cirúrgicos e de colagem e planejamentos de intervenções rapidamente. O custo de material e o tempo de consulta diminuem radicalmente, o que é essencial em qualquer negócio.

Uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Odontologia, em 2014, mostra que 20% dos brasileiros negligenciam o dentista por falta de recursos financeiros. Caso essa moda da tecnologia 3D seja incentivada, os custos das consultas diminuirão e seremos capazes de levar o atendimento odontológico aos que mais precisam.

3. Facilita a motivação do paciente

Essa inovação proporciona um contexto inovador em relação à comunicação entre o dentista e seus pacientes, já que poderemos mostrar cada passo do procedimento planejado e ele poderá ver o resultado final antes mesmo de ser iniciado.

Percebeu como a tecnologia 3D pode ser uma aliada para aumentar a produtividade de sua clínica e ainda aumentar a satisfação de seus pacientes? Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e obter informações!