A boa aparência é algo que vai muito além da vida pessoal, influenciando diretamente no seu sucesso profissional. Em especial em algumas profissões — como recepcionistas, vendedores de lojas, atores e modelos, por exemplo — a aparência física é algo extremamente importante.

Mas, independentemente da sua carreira, esse é um ponto que merece atenção. Vale deixar claro que não estamos nos referindo a padrões de beleza, mas sim ao cuidado com a estética e com a higiene pessoal de uma forma geral.

Quer saber mais sobre como isso pode afetar a sua vida profissional e algumas dicas para manter a aparência sempre em dia? Então continue acompanhando o nosso post de hoje!

Aparência e sucesso profissional

Como dissemos, a boa aparência é algo mais importante para algumas carreiras do que para outras, mas, de modo geral, alguns cuidados pessoais são indispensáveis.

Isso porque a forma como você se apresenta aos olhos dos outros — nesse caso, do seu público — costuma ser a primeira forma de contato e pode passar muitas impressões, tanto boas quanto ruins.

Um profissional que usa trajes adequados, que tem bons hábitos de higiene e uma estética agradável, por exemplo, transmite uma impressão de alguém simpático e cuidadoso. Já aquele que não se preocupa com nenhum aspecto estético, por melhor que seja em seu trabalho, provavelmente não conquistará muita confiança de seus clientes.

Como manter a aparência sempre em dia

1. Vista-se de forma adequada

Isso costuma variar de profissão para profissão, mas algumas dicas são gerais e podem servir para guiar a maioria das pessoas.

As roupas que mostram muito o corpo, como bermudas, regatas, shorts e minissaias, devem ser evitadas. Isso porque peças chamativas podem desviar a atenção do cliente, o que, para algumas profissões, é algo extremamente prejudicial.

As cores também devem ser neutras e combinar entre si. Prefira trajes de corte reto e que passem a imagem que você precisa transmitir para o seu cliente, evitando o excesso de casualidade. Lembre-se de que, nesse momento, você precisa deixar aparente o seu lado profissional — e, para tal, pode ser necessário deixar o seu gosto pessoal em casa.

Além disso, vale lembrar que suas roupas devem estar sempre devidamente limpas e bem passadas. Evite aquelas peças com aparência de velhas ou rasgadas — mesmo que isso seja “proposital”.

2. Atente-se aos hábitos de higiene pessoal

Não é necessário ressaltar a importância de manter hábitos básicos de higiene, como tomar banho diariamente, não é mesmo? Mas existem alguns outros detalhes que podem passar despercebidos e atrapalhar a sua imagem.

O excesso de oleosidade nos cabelos e na pele, por exemplo, é um deles. Para evitar essa situação, é importante contar com a ajuda de cosméticos e, se for o caso, procurar um dermatologista.

A transpiração excessiva também pode prejudicar a sua boa aparência. Se você sofre com essa situação, além de usar um bom antitranspirante para controlar a produção de suor, evite usar roupas de determinadas cores (como cinza, verde e azul-claro, por exemplo), que acabam evidenciando ainda mais o problema

3. Cuide da sua saúde bucal

Cuidar da higiene bucal é outro ponto básico para quem quer manter a boa aparência. Além de escovar os dentes a cada refeição, usar o fio dental e fazer visitas regulares ao dentista, é preciso ficar atento à aparência do seu sorriso.

Afinal, um sorriso bonito é o melhor cartão de visitas! Por isso, manter os cuidados estéticos são indispensáveis. Além dos dentes brancos e sem manchas, o que pode ser conseguido com procedimentos de clareamento, é importante que seu sorriso esteja bem alinhado.

Se você tem os dentes tortos ou sofre com outros problemas na arcada, o ideal é procurar um ortodontista especializado para te indicar o tratamento adequado. Já existem soluções muito mais modernas e eficientes que os aparelhos tradicionais, possibilitando um sorriso perfeito em bem menos tempo.

Viu como a sua imagem interfere diretamente no sucesso profissional? Lembre-se do velho ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” e não descuide da boa aparência!

E para ficar sempre por dentro de outras dicas como essas, assine a nossa newsletter e receba as atualizações aqui do blog!