A alta concorrência em praticamente todos os mercados fez com que os clientes se tornassem cada vez mais exigentes. Por isso, a fidelização de pacientes no ramo odontológico também é de extrema importância para a estabilidade do negócio.
É preciso não só atrair um novo público como também encontrar maneiras para que os pacientes não desistam de continuar seus tratamentos, concluindo todos os procedimentos para manter um sorriso saudável e bonito.
Pensando nisso, trouxemos alguns dos principais pontos que devem ser considerados pelo profissional que deseja investir no processo de fidelização. Confira!
Aposte em alta tecnologia
Um modo de atrair e fidelizar pessoas é investir em tecnologias e produtos de boa qualidade, que sejam capazes de apresentar bons resultados de curto e longo prazo.
Afinal de contas, as pessoas buscam novidades e não dá para ficar parado no tempo. Por exemplo, a procura pelos alinhadores transparentes tem crescido muito devido às vantagens que o método oferece, como comodidade e rapidez no alinhamento dentário.
Logo, vale aproveitar que o mercado da odontologia está em constante evolução e apostar em recursos que proporcionam um tratamento diferenciado — acredite, se você não fizer isso, o seu concorrente provavelmente fará!
Ofereça um atendimento diferenciado
Outro fator crucial para o sucesso de qualquer negócio é oferecer um bom atendimento. Mesmo que você seja um profissional capacitado e tenha equipamentos de alta tecnologia, se não atender bem seus pacientes eles não voltarão ao seu consultório.
Isso inclui também o trabalho de toda equipe envolvida, que deve ser treinada para proporcionar uma experiência diferenciada de atendimento. Às vezes, por um deslize de um funcionário, o paciente se sente incomodado e não continua o tratamento.
Além disso, fique atento a todos os outros detalhes que envolvem a gestão do consultório, como a harmonia do ambiente, conforto, limpeza, pontualidade etc. Lembre-se de que a insatisfação não pode ser um motivo para o paciente não retornar.
Apresente um cronograma do tratamento
A maioria das pessoas não gosta de ser surpreendida por imprevistos durante um tratamento médico ou odontológico. É natural que elas queiram se programar, tanto para adaptar a rotina como para planejar o financeiro.
Em vista disso, uma boa ideia é fazer uma análise bucal completa de cada paciente nas primeiras consultas e criar um cronograma bem claro com os tratamentos indicados, prazos, preços e outros detalhes que forem necessários.
Assim, os pacientes poderão se programar melhor para fazer cada um dos procedimentos — sem contar que não terão a sensação de que estão sendo “enrolados”, o que acontece muito por aí.
Facilite o pagamento
Facilitar o pagamento não significa que você tenha que cobrar muito barato ou dividir o preço final em mil vezes. Porém, vale a pena pensar em maneiras de viabilizar o acesso aos seus serviços, de forma que os pacientes consigam fazer tudo que querem (ou precisam).
Como cada um tem uma realidade, o ideal é ser um pouco mais flexível e oferecer alternativas para que o paciente escolha a forma mais vantajosa para ele. É o caso de oferecer um desconto melhor nos pagamentos à vista ou combinar uma boa forma de parcelamento.
Outra boa dica que contribui para a fidelização de pacientes é oferecer vantagens para quem já está fazendo algum procedimento e tem intenção de fazer outro. Por exemplo, aumentar o número de parcelas para quem fizer dois tratamentos ou oferecer um preço melhor no clareamento para quem acabou de finalizar o alinhamento dentário.
Invista no relacionamento
Por fim, para ter um paciente fiel é preciso investir no seu relacionamento com ele, não só pessoalmente como profissionalmente. Ou seja, não basta ser simpático durante a consulta, mas procurar manter um contato constante com ele.
Ser um profissional acessível faz com que os pacientes se sintam à vontade e mais seguros — e ao diminuir essa distância você ganha pontos na fidelização e na continuidade dos tratamentos.
Portanto, não deixe de oferecer vantagens, apresentar novidades, parabenizar pelas datas importantes, enfim, de fazer com que ele se sinta especial e valorizado. Isso certamente contribuirá para que ele volte mais vezes.
E aí, gostou das nossas dicas para a fidelização de pacientes? Se ainda restou alguma dúvida ou você deseja conhecer melhor nossos serviços, entre em contato conosco!