Para que o dentista se destaque no mercado de trabalho e ofereça um serviço com mais qualidade, ele deve saber muito bem que só o curso de graduação não basta. É preciso se especializar e estar sempre atualizado quanto ao desenvolvimento tecnológico e as tendências que surgem em sua área de atuação.

Mas qual caminho seguir? Existem muitas especializações na odontologia, porém algumas são mais promissoras para quem quer alçar voos mais altos na carreira. Quer conhecer 5 dessas áreas? Então, acompanhe este post!

1. Ortodontia

É uma das especialidades odontológicas que mais cresce no mercado. Isso porque o ortodontista pode trabalhar com grupos etários variados com tratamentos que unem saúde bucal e estética.

A Ortodontia trabalha para corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares e as pesquisas nessa área têm como objetivo desenvolver dispositivos com a mais alta tecnologia, garantindo, assim, resultados cada vez mais surpreendentes.

O objetivo é que o paciente tenha um sorriso bonito e alinhado, situação que tem um impacto significativo em sua vida, melhorando a autoestima e, com isso, as relações pessoais e profissionais.

Tecnologia

A grande tendência hoje é a busca de tratamentos ortodônticos por adultos. Porém, eles preferem realizá-los de maneira discreta, tecnológica e confortável.

Dessa forma, o ortodontista precisa estar sempre atualizado e trabalhar com produtos de ponta como os alinhadores transparentes, aparelhos customizados e desenvolvidos com tecnologia 3D.

2. Implantodontia

Quem quer se destacar pode apostar também em atuar com implantes, que também está entre as especializações na odontologia que estão em alta. A busca por um sorriso perfeito e qualidade de vida é cada vez maior pelas pessoas que perderam um ou mais dentes.

O implantodontista trabalha com cirurgias já que o tratamento envolve várias etapas, como a necessidade do enxerto ósseo em muitos casos, até o resultado final.

A implantodontia também é uma área que cresce com a evolução tecnológica: são pesquisas para desenvolver implantes e técnicas que buscam encurtar o tempo de cada procedimento, a qualidade dos materiais e aumentar o conforto dos pacientes.

3. Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais

Este profissional trabalha em ambiente ambulatorial ou hospitalar, com procedimentos cirúrgicos em casos de traumas de face, como defeitos de nascença, tumores de boca, anomalias faciais (como maxilar e mandíbula assimétricos), enxertos para substituição de algum osso, reconstrução da face, entre outras situações.

O profissional pode tratar ainda de dores na articulação temporomandibular (ATM) e problemas de apneia do sono. É a especialidade ideal para quem busca atuar com cirurgias mais complexas.

4. Odontopediatria

O dentista que quer orientar, prevenir e tratar problemas de saúde bucal em crianças pode se especializar em odontopediatria.

Esse profissional, além de todo o conhecimento das técnicas em odontologia, precisa estar preparado para lidar com o público infantil (inclusive bebês). Por isso, é necessário ter paciência e lançar mão de estratégias lúdicas para que ao atendimento seja realizado de forma tranquila, segura e confortável.

O odontopediatra educa as crianças e os pais para os cuidados diários com a higiene bucal e forma pacientes que vão sem medo ao dentista na vida adulta.

5. Radiologia odontológica e Imaginologia

O dentista especializado em radiologia trabalha com exames odontológicos e aprende a analisar de forma bastante detalhada as imagens da anatomia da face.

É uma área muito importante porque atende diversas outras especialidades odontológicas, já que o exame de imagem permite ao dentista planejar o tratamento adequado. A especialização capacita o profissional nas técnicas de radiologia intra e extrabucais para a interpretação e fechamento de diagnósticos.

Cada vez mais as pessoas buscam o atendimento odontológico, seja para problemas de saúde bucal ou estética. Para atender a essa demanda, é imprescindível que o dentista esteja sempre se aprimorando.

As especializações na odontologia preparam o profissional para oferecer o melhor tratamento, trazendo segurança, satisfação e bons resultados para os pacientes.

Se você gostou de acompanhar o nosso artigo sobre o mercado de trabalho na odontologia, siga as nossas páginas no Facebook e Twitter e fique por dentro de outros conteúdos como este!