Quando analisamos o atendimento de médicos e dentistas através da visão dos pacientes, existe uma grande insatisfação em relação ao que se espera e ao que é recebido.

A maior parte das críticas é relacionada à frieza e falta de empatia no atendimento, falta de esclarecimentos acerca do tratamento, atrasos nas consultas, dentre outros.

Como profissionais da saúde são prestadores de serviços, devem lembrar-se sempre que os pacientes são como clientes, já que sem eles não haveria quem atender. Portanto, é importante buscar a satisfação do paciente prestando sempre um bom atendimento. No post de hoje daremos algumas dicas de como conseguir essa satisfação.

1. Conheça e implemente o rapport

Rapport é uma palavra francesa que não tem tradução literal para o português, mas pode ser entendida como o estabelecimento de confiança e cooperação em uma relação.

Quando estabelecemos uma relação de confiança com o paciente, ele se abre mais facilmente, revelando melhor o que pensa, o que sente, e quais seus anseios e desejos.

Além disso, o estabelecimento de confiança com o paciente permite que seja construída uma relação duradoura com o mesmo, fazendo com que ele venha buscar seus cuidados novamente no futuro.

2. Seja mais caloroso

Dar sinais de frieza e indiferença são comportamentos que devem ser abolidos para melhor se relacionar com o paciente. Profissionais de saúde não devem evitar fazer contato com os pacientes, quem quer que ele seja, nem mesmo se sentir superiores às outras pessoas que não são da área da saúde.

É importante buscar sempre olhar nos olhos dos pacientes e tentar ser o mais simpático possível, compreendendo que eles, muitas vezes, estão em alguma situação de dor ou desconforto.

3. Utilize materiais de boa qualidade

Não existe nada pior para uma pessoa que está com dor do que ter que passar novamente por todo um procedimento de saúde. Por isso, a escolha de materiais de qualidade é essencial para garantir a satisfação do paciente.

4. Vá além do consultório

Se você quer mesmo se destacar em relação à atenção que dá aos pacientes, vá além da consulta. Não é preciso muito, nem mesmo extrapolar a privacidade dos pacientes, apenas ligar para confirmar uma consulta ou para saber como está a recuperação já é um diferencial.

Mandar um e-mail com alguma matéria sobre saúde ou qualidade de vida que possa interessar ao paciente também é uma boa ideia para alcançar esse diferencial.

5. Oriente os outros funcionários

Não adianta muito ser o médico ou dentista mais atencioso possível sendo que os outros profissionais do seu consultório não seguem a mesma postura.

Por isso, é importante orientar a todos que trabalham com você a adotarem um comportamento mais empático em relação aos pacientes, buscando sempre ajudar e orientar de forma natural e voluntária.

6. Invista na fidelização e garanta a satisfação do paciente

Manter os pacientes que já frequentam sua clínica é bem mais importante que atrair novos. Um paciente satisfeito tenderá a ser fiel ao seu atendimento e acabará indicando seus serviços para outras pessoas.

Depois de testar essas dicas, confira com seus pacientes se eles estão satisfeitos! Saiba mais sobre como fazer uma pesquisa de satisfação!

 

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