Todo mundo precisa de um dentista, certo? Então, por que será que anda tão difícil atrair pacientes para o seu consultório odontológico?

De fato, o Brasil possui cerca de 668 habitantes por profissional de odontologia. Um número que poderia ser suficiente para que cada dentista tivesse a agenda cheia todos os meses. Mas não é o que acontece.

O principal motivo de essa conta não fechar é que a maioria dos profissionais de odontologia está concentrada em apenas três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Outro fator que influencia o número de pacientes de um consultório odontológico é a concorrência. Se você não encontra estratégias de como atrair pacientes para consultório odontológico, seus concorrentes encontram.

Que tal contornar essa situação e conferir algumas dicas de como atrair pacientes para o seu consultório odontológico? Continue a leitura!

1. Tenha um site responsivo

Se você ainda não possui um site profissional, já é hora de fazer esse investimento. Se já tem, certifique-se de que ele é responsivo, isto é, se adapta a qualquer dispositivo.

O brasileiro passa, em média, 9h14 conectado à internet, sendo que 49% dos internautas usam apenas o smartphone para acessar a rede. Outros 47% combinam smartphone e desktop.

Se você deseja captar clientes na internet, precisa de um site que traga informações detalhadas sobre o seu consultório, sua especialidade, horário de atendimento e contato.

2. Registre-se em diretórios especializados

Ganhar visibilidade na internet é um investimento de longo prazo, mas que gera bons resultados. Uma das maneiras de marcar presença online e atrair pacientes para o seu consultório é registrar-se em diretórios especializados.

Esses diretórios são como guias virtuais de profissionais de odontologia. O internauta que está em busca de um dentista pode segmentar profissionais por localidade e especialidade.

Tendo uma boa descrição dos seus serviços, seu consultório certamente será encontrado e se tornará uma opção para a comunidade local.

3. Invista em anúncios no Google Ads

O Google é o motor de buscas mais usado no Brasil. Ele domina mais de 97% das buscas. Sendo assim, a melhor plataforma para investir em anúncios pagos continua sendo ele.

Anúncios online permitem segmentar seu público de maneira bastante assertiva, atraindo pacientes verdadeiramente interessados nos seus serviços. Como você só paga por clique, seu orçamento de marketing é gasto apenas com oportunidades reais de captação de clientes.

4. Crie programas de indicação

Você também pode transformar seus atuais pacientes em defensores da sua marca, incentivando-os a recomendar seus serviços para outras pessoas.

Para tanto, é preciso dar alguma vantagem para quem indica. Por exemplo: descontos em procedimentos, brindes, participação em sorteios, entre outros.

É claro que, para que as pessoas indiquem seu consultório odontológico, elas precisam estar satisfeitas. Portanto, investir em ações de retenção de clientes também é essencial.

5. Invista em tecnologias inovadoras

Estar a par das tendências tecnológicas do setor odontológico e adotar novos procedimentos é outra maneira de atrair pacientes para o seu consultório.

As pessoas estão cada dia mais antenadas com as novidades que podem melhorar a sua qualidade de vida e, quando precisam de algum tipo de tratamento, não duvidam em pesquisar na internet sobre eles.

Se você deseja estar à frente dos seus concorrentes, é necessário adotar esses novos tratamentos e fazer com que as pessoas saibam mais sobre eles. É nesse momento que o seu site faz toda a diferença, desde que ele esteja munido de informações relevantes para o seu público.

6. Facilite o pagamento

Nossa sexta dica para atrair pacientes é oferecer facilidades de pagamento para quem tem interesse em realizar um tratamento. Nem sempre as pessoas têm o valor à vista para investir na saúde bucal, por isso, ter alternativas pode aumentar sua base de clientes.

Uma boa maneira de levar mais pacientes para o seu consultório é aderindo ao Compass Fácil. Esse programa permite que o tratamento do paciente seja dividido em até 24 parcelas, debitadas de forma recorrente no cartão de crédito. Assim, o limite de crédito do paciente não fica comprometido e ele tem um tratamento odontológico de qualidade garantido.

O Compass Fácil também traz benefícios para o seu consultório, já que você pode somar seus honorários no valor total do tratamento e planejar os recebimentos mensais sem se preocupar. Esse sistema faz a divisão entre os valores de tratamento e honorários automaticamente.

Gostou dessas dicas e quer se aprofundar em estratégias para atrair pacientes para o seu consultório odontológico? Baixe o e-book Prospecção de Pacientes na Odontologia e explore todas as possibilidades!

Ebook - Prospecção de Pacientes

Leave a Reply