Investir na fidelização de pacientes no consultório é essencial para mantê-lo funcionando. Além da estratégia apresentar um custo muito menor do que a captação de novos pacientes, ela é mais eficaz, afinal, nada melhor do que o “boca a boca” para chamar a atenção do mercado.

No entanto, é preciso ter em mente que a fidelização envolve planejamento, estratégia e comunicação. Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo! Neste artigo você vai conhecer as ações mais eficazes para fidelizar os seus pacientes. Acompanhe!

Mostre a importância da fidelização para a sua equipe

O primeiro passo para a fidelização de pacientes é que toda a equipe esteja em sintonia. Para isso, é preciso mostrar a importância da estratégia para os recepcionistas, faxineiros, auxiliares e outros membros do consultório. Todos devem ser treinados para atender as pessoas da melhor forma, sempre com simpatia, educação e agilidade.

Além disso, é essencial que você avalie o trabalho de cada um deles. Uma forma bastante eficaz de fazer isso é pedindo para que o próprio paciente analise a sua experiência no consultório em alguns quesitos, como conforto, atendimento (recepção, dentista etc.).

Esteja presente em diferentes canais de comunicação

Atualmente, todo mundo tem um celular, certo? Por isso, você deve tirar o máximo proveito desse fato. Crie canais de comunicação com o seu paciente para tirar dúvidas, atender emergências e dar dicas — WhatsApp, SMS e Facebook são boas opções.

Invista em marketing digital

Para que a sua estratégia de comunicação com o cliente dê certo, é preciso que ela seja profissionalizada. Dessa forma, é essencial investir em estratégias de marketing digital.

O e-mail marketing, por exemplo, é uma ótima forma de fidelizar os pacientes. Você pode usá-lo para divulgar informações importantes, anunciar novidades e melhorias em seu consultório e até para felicitar as pessoas em datas especiais, como aniversários.

Garanta a qualidade dos seus produtos e serviços

Se o seu paciente encontrar uma tecnologia superior no concorrente, é quase certo que ele migrará para lá. Por isso, é preciso manter-se atualizado. Participe de eventos, workshops, feiras e se informe sobre o que há de mais novo no mercado.

A tecnologia 3D, por exemplo, é uma novidade que atrai muita gente. Por meio dela, o paciente visualiza exatamente como os seus dentes ficarão após o tratamento.

Tenha um bom pós-atendimento

Para fidelizar qualquer pessoa, um bom pós-atendimento é essencial. Além de lembrar o dia e o horário da próxima consulta, é importante investir em métodos que criem uma proximidade entre dentista e paciente. Desse modo, você deve perguntar se está tudo bem, se ele teve alguma reação ao tratamento e dar dicas importantes periodicamente.

Crie um diferencial

Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso investir em ações que te diferenciem dos demais. Existem diversos jeitos de fazer isso — adotando tecnologias de ponta, criando ofertas, tendo um espaço para as crianças no consultório, apresentando um atendimento humanizado etc.

Tente identificar o que a sua concorrência oferece e vá além disso. Lembrando que, para ter sucesso, é muito importante ser bem informado. Procure e-books sobre a sua área de atuação, participe de palestras, leia artigos etc. Seja, portanto, um profissional atualizado e moderno!

E aí, gostou do nosso artigo sobre a fidelização de pacientes no consultório? Então, amplie ainda mais os seus conhecimentos! Saiba como melhorar os seus resultados por meio de uma boa gestão!

 

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