Consultórios odontológicos, apesar de seu caráter bem distinto enquanto um negócio, ainda são empresas que precisam de clientes. Nesse caso, os pacientes. É verdade que há muitas particularidades nesse ramo, mas também há muitas técnicas de vendas que podem ser aplicadas para atrair pacientes. Basta que sejam minimamente adaptadas.

O conhecimento de vendas, na maioria dos casos, pode ser aplicado em qualquer contexto empresarial, já que as diferenças entre as empresas não são tão grandes. Todas precisam de divulgação, causar uma boa impressão e ter mecanismos para manter o fluxo de caixa no positivo. E consultórios odontológicos precisam desse tipo de movimento para continuarem funcionando.

Para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos 4 técnicas de vendas que são perfeitamente aplicáveis para atrair pacientes para o seu consultório odontológico. Acompanhe:

1. Tenha vários canais de atendimento

Um quesito forte para a escolha de vários consumidores é a forma de atendimento. Alguns preferem utilizar o telefone, enquanto outros se sentem mais à vontade com o autoatendimento online. Possuir vários canais faz com que você facilite a entrada de todos estes grupos no seu consultório.

Além disso, caso um dos meios apresente algum defeito, é possível redirecionar os pacientes para o próximo. Em última instância, sempre haverá uma forma mais fácil de entrar em contato com você.

2. Estimule o senso de urgência

Uma forma de atrair pacientes é lembrá-los que o tratamento é necessário. Muitos consumidores aceitam fazer uma compra assim que descobrem que algum produto ou oferta é limitado. Nesse caso, estamos lidando com a saúde bucal, que é muito mais relevante do que a compra de um bem comum.

Apenas tome cuidado para não soar ameaçador nem despertar algum tipo de preocupação desnecessária. Use um tom suave, ressaltando quais problemas podem ser resolvidos com idas regulares ao consultório e pequenos tratamentos.

3. Foque nos benefícios

Você pode até conseguir atrair pacientes com o reforço que mencionamos acima, mas ele não deve ser seu principal recurso. As pessoas terão uma aceitação melhor das suas propostas se você mostrar os benefícios primeiro. Afinal, começar uma venda falando apenas em problemas odontológicos não é nada promissor.

Lembre-se de que diferentes pessoas têm prioridades distintas. Encontrar os benefícios que mais interessam cada um é uma boa forma de aumentar suas chances de venda.

Por isso, faça uma pesquisa com seus pacientes atuais e veja qual perfil busca mais um determinado tipo de serviço. Logo, você notará padrões de quais são mais buscados e poderá usá-los quando um novo paciente chegar.

4. Trabalhe a fidelidade

Nem sempre basta apenas atrair pacientes. Você precisa que eles continuem marcando novas consultas. Em vendas, isso é chamado de “fidelidade”. Uma forma de fidelizar um cliente é simplesmente oferecer bom serviço e atendimento. Se um cliente sai satisfeito, as chances de que retorne são bem maiores.

Outra maneira simples é criar um programa de fidelidade, como um brinde para pacientes mais antigos, ou um cartão de fidelidade. Se alguém recebe mais benefícios por continuar se consultando com você, é mais uma razão para retornarem.

Agora que você já conhece algumas técnicas para atrair pacientes, é hora de aplicá-las no seu consultório odontológico. Quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Então siga-nos no Facebook, Twitter e Instragram e fique por dentro de dicas e novidades!

 

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