É bem provável que você utilize o WhatsApp no seu dia a dia, não é mesmo? O seu paciente provavelmente também. Esse aplicativo de mensagens instantâneas já é usado por dois bilhões de pessoas no mundo todo e realmente facilita bastante a comunicação por ser rápido, gratuito e eficiente. Então, por que não utilizar o WhatsApp no consultório como ferramenta de marketing?

Confira agora alguns benefícios e formas para você acrescentar essa ferramenta em sua estratégia de comunicação.

Agendar e confirmar consultas

Ao disponibilizar essa forma de comunicação aos seus pacientes, você consegue facilitar o agendamento de consultas, por exemplo. Fazer isso pelo WhatsApp não só libera a rotina de quem é o encarregado de atender e realizar as ligações, como também reduz os gastos da clínica, já que utilizará menos esse recurso que é pago.

Outro ponto positivo, é que a confirmação das consultas se torna muito mais ágil e eficiente. Não é necessário esperar encontrar a pessoa no número de telefone dado, basta enviar a mensagem, que ela responderá quando ver.

Enviar materiais educativos

Que tal enviar dicas de saúde e alimentação para o seu paciente? Você pode fazer isso pelo WhatsApp, só lembre-se de não exagerar na frequência dos envios.

Fornecer conteúdos ricos e de qualidade é uma boa forma de criar um vínculo mais próximo com o paciente, aumentando assim a confiança dele em você.

Sendo assim, separe algumas dicas que você considera importante e envie para sua base de pacientes. Pode ser em texto, imagem ou até vídeo, só não perca essa oportunidade de gerar mais valor para eles.

Ser um canal de relacionamento com o paciente

O WhatsApp é uma ótima forma de você se mostrar disponível e aberto aos seus pacientes. Como é extremamente pessoal e imediato, pode se tornar um local para tirar dúvidas e indicar informações complementares sobre um tratamento, por exemplo.

Outra forma de utilização pode ser enviando lembretes, avisando sobre a próxima consulta e o horário de tomar medicamentos.

Dicas importantes para usar o WhatsApp no consultório

Agora que você já tem vários motivos e ideias sobre como utilizar o WhatsApp ao seu favor no consultório, descubra algumas dicas importantes para o momento em que você for botá-las em prática.

WhatsApp Business

Do mesmo modo que você tem um telefone fixo em casa e um na clínica, também é importante fazer o mesmo para utilizar o WhatsApp de modo profissional. Assim, você não corre o risco de misturar contatos e documentos pessoais com os dos seus pacientes.

De acordo com o próprio APP, o WhastApp Business é: “Um aplicativo dedicado para Android, que é gratuito para download, e foi desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa. O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.”

Feito isso, chegou a hora de criar seu perfil comercial, inserindo informações como:

  • horário de funcionamento;
  • endereço do site/redes sociais/e-mail;
  • segmento;
  • descrição da empresa;
  • endereço físico (é possível até indicar diretamente com link para um mapa);
  • respostas rápidas;
  • etiquetas.

Utilize o WhatsApp pelo computador

Utilizar o WhatsApp via celular é algo muito prático. Porém, para contatos em larga escala, escrever e responder mensagens via aparelho móvel se torna bem mais complicado.

Para facilitar esse trabalho, utilize a extensão WhatsApp Web. Essa é uma ferramenta do próprio aplicativo, que te permite parear o seu celular com o computador e assim ganhar todo o conforto que esse bem oferece, como um teclado e tela maior, o mouse, entre outros.

O WhatsApp já está testando uma versão corporativa, com muitas funcionalidades específicas para negócios. Então, utilizar o WhatsApp no consultório em um futuro próximo ficará ainda mais fácil.

Defina um horário de atendimento

É importante deixar claro para os seus pacientes o horário de atendimento pelo WhatsApp. Como esse é um aplicativo que pressupõe uma troca de mensagens rápidas, deixar de responder o seu paciente por algum tempo pode decepcioná-lo. Sendo assim, deixe essa informação clara. Por exemplo: de segunda a sexta, das 9:00 às 17:00.

Gostou de saber mais sobre como utilizar o WhatsApp no consultório? Então, continue a aprimorar as suas técnicas de marketing, aprendendo sobre o marketing de indicação. Confira como ele funciona no consultório odontológico!