A concorrência é grande! Os dados são comprovados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que já registra mais de 426 mil odontólogos — 15% dos profissionais no mundo. Por outro lado, apesar da crise, a área tem crescido 7% ao ano.

Com tanta gente atuando na área, saber se destacar no mercado odontológico é o que vai determinar o sucesso do profissional.

Para ajudá-lo nesse desafio, preparamos 4 dicas que podem fazer a diferença para conquistar mais pacientes e garantir a agenda cheia no consultório!

1. Posicione-se no mercado odontológico

O primeiro passo é ter a certeza do que o faz sair de casa todas as manhãs para o consultório. Você pode ter inúmeras habilidades, mas saber a hora de investir em uma especialidade ou técnica é questão de estratégia.

O tipo de serviço oferecido aos seus pacientes, sua estrutura, equipamentos, estratégias de marketing e até a decoração podem determinar o público que você quer atender.

Se não quiser abrir mão de exercitar suas habilidades, use essa vontade a seu favor. Ofereça atendimento em outros consultórios e aproveite para identificar problemas em pacientes que necessitam de sua especialidade.

2. Ofereça novidades aos seus clientes

Todos os dias aparecem inovações no mercado odontológico. Para acompanhar essas mudanças, é preciso não só estar antenado com o que é oferecido e participar de congressos, mas também saber o momento de mostrar essas novidades aos seus pacientes. Isso faz com que você mostre o quanto é capacitado e atualizado.

3. Use a tecnologia a seu favor

De acordo com entrevista concedida pelo Dr. Carlo Marassi, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, “estamos em uma nova era da ortodontia. Nós, ortodontistas, vamos precisar nos acostumar com essas novas tecnologias. Eu acho que, em breve, nós não faremos mais moldagens, iremos utilizar os scanners intrabucais. Eu já estou utilizando essa tecnologia no consultório e é realmente uma mudança de paradigma”.

Em outra postagem, também entrevistamos o Prof. Marcos Gribel que alertou para as revoluções que os próximos anos trarão para os dentistas de todo Brasil.

As novas tecnologias vieram para ficar e não se atualizar significa perder pacientes! Até porque, as facilidades proporcionadas diminuem incômodos e tempo na cadeira do consultório.

Isso significa dizer que você também será beneficiado, porque vai otimizar a utilização do seu espaço e até aumentar o volume de consultas.

4. Invista em qualificação

Além das especializações de instituições de ensino em pós-graduação, é importante investir em credenciamentos oferecidos por fornecedores de inteligência e tecnologia para dentistas. Para gerenciar melhor o consultório, também vale a pena investir em cursos voltados para administração e marketing.

Mesmo que não seja você o responsável por gerenciar diretamente o seu empreendimento, é importante que conheça minimamente os conceitos e estratégias para garantir um bom funcionamento do negócio.

Essas dicas formam a base para que você diminua a ociosidade em sua agenda, aumente a produtividade em seu consultório e garanta a satisfação dos seus pacientes. Para saber mais sobre como você pode se destacar no mercado odontológico, não deixe de assinar nossa newsletter!