Quando os negócios começam a crescer, gerenciar pessoas e mantê-las alinhadas aos objetivos da sua clínica odontológica também se torna uma tarefa mais complexa.

Mais pessoas significa perfis profissionais distintos, metas pessoais e profissionais diferentes, modos de interagir e se comportar diversos. Mas como evitar que essas características interfiram no dia a dia da sua clínica?

Investindo em team building na odontologia. Que tal saber mais a esse respeito?

O que é team building na odontologia?

Team building ou formação de equipes é um conjunto de ações que têm por objetivo estimular as relações sociais entre seus colaboradores, construindo o espírito de equipe com base na colaboração e na definição de papéis.

O team building na odontologia permite melhorar as relações de trabalho, levando seu time a atingir metas e objetivos de forma alinhada aos objetivos estratégicos da sua clínica.

Ele também tem o poder de tornar seus processos mais eficientes e eficazes, facilitar a comunicação e gerar melhores resultados. Portanto, é um investimento que todo empreendedor da área odontológica deveria fazer.

Como formar uma equipe excelente?

A base do team building é o treinamento constante e a criação de regras e protocolos a serem seguidos por todos. Dessa forma, é possível padronizar a qualidade no atendimento ao paciente, a execução de procedimentos odontológicos e o monitoramento de resultados.

Mas, além do treinamento e da organização interna, existem outras medidas que podem facilitar o team building na odontologia:

Faça reuniões diárias de alinhamento

Em vez de perder horas uma ou duas vezes por mês para debater os pequenos conflitos e barreiras diários, opte por uma reunião breve, de 15 minutos, a cada início de expediente.

Cada pessoa relata rapidamente dificuldades que enfrentou, ideias que possui, sugestões e críticas relativas ao dia anterior. Cada situação é resolvida no mesmo instante e não se prolonga com insatisfações.

Registre as lições aprendidas

Com base nas reuniões diárias, é possível criar um documento de lições aprendidas, em que são registrados os problemas enfrentados e como foram solucionados, além dos resultados a curto, médio e longo prazo.

Assim, quando surgir o mesmo problema novamente, já existe uma base de conhecimento que permite selecionar aquilo que deu certo e aquilo que não resolveu a questão, chegando-se a soluções mais eficazes.

Atribua responsabilidades

Cada pessoa da sua equipe deve saber exatamente quais são suas responsabilidades e quais são as responsabilidades dos demais colegas. Dessa forma, é possível criar um ambiente mais amistoso, em que um não interfere nas atividades do outro sem consentimento.

Também cria-se um senso maior de comprometimento com as tarefas diárias, despertando engajamento e motivação na equipe.

Identifique lideranças

Saber quem influencia os demais colegas, como e porque é uma ótima maneira de identificar líderes internos e promovê-los a cargos de supervisão ou coordenação, por exemplo.

Assim, você conquista aliados no desenvolvimento de equipes de alta performance e se despreocupa do dia a dia da clínica, podendo focar em atividades mais estratégicas, como a captação de clientes.

Motive sua equipe sempre

A motivação é peça fundamental no team building porque é o que mantém as pessoas conectadas ao propósito da sua clínica odontológica. Sendo assim, busque formas de manter seu time sempre motivado.

Qualidade de vida no trabalho, conceder dias de folga em pontes de feriado, remuneração variável por resultados e um ambiente de trabalho saudável são algumas das maneiras de manter o astral da equipe sempre em alta.

Agora que você já sabe o que é team building na odontologia, que tal dar os primeiros passos? Organize uma reunião com o seu time e desenvolva melhores práticas de gestão para sua clínica!

Melhores práticas de gestão