O paciente é a pedra fundamental de um consultório odontológico. Sem ele, nenhum dos profissionais atuantes na odontologia teria um propósito de existir. Nesse sentido, é essencial promover um atendimento de excelência de modo a satisfazer e fidelizar todos os pacientes.
Mas o que pode ser considerado um atendimento ao paciente de excelência? Como promovê-lo?
É o que você confere na sequência. Fique atento!
O que é um atendimento de excelência?
Um excelente atendimento ao paciente é aquele que provoca um sentimento de bem-estar e satisfação com os serviços contratados.
Normalmente, ele atende ou supera as expectativas do paciente, levando-o a recomendar seus serviços para outras pessoas.
Como promover um atendimento de excelência na odontologia?
Para oferecer um atendimento ao paciente de excelência é necessário conhecer as expectativas dele antes do atendimento. Portanto, é fundamental reunir o máximo de informações a seu respeito e em relação ao que ele espera do tratamento.
Por exemplo, na colocação de um aparelho ortodôntico, identifique quais são os medos, quanto tempo ele imagina para o tratamento, que tipo de restrições ele considerava vai ter na alimentação, dúvidas quanto à estética, entre outras questões. Além disso:
Seja positivo
A abordagem do profissional de odontologia deve ser sempre positiva, incentivando a autoestima do paciente.
Explique o quadro clínico de forma didática e quais serão os passos para corrigir o problema, sempre buscando obter o feedback do paciente para saber se ele está compreendendo.
Atue preventivamente
O papel do profissional de odontologia é muito maior do que apenas tratar sintomas ou consequências de uma saúde bucal debilitada. Ele deve sempre agir de forma a orientar o paciente para atuar de forma preventiva, evitando doenças.
Nesse sentido, é fundamental ter uma abordagem didática e professoral visando ensinar os pacientes como eles devem cuidar da saúde bucal.
Assim, as visitas de acompanhamento se tornam menos dolorosas e mais objetivas quanto à manutenção da saúde do paciente.
Promova um atendimento humano e personalizado
Durante a espera na recepção e até mesmo durante o tratamento no consultório, o paciente costuma compartilhar detalhes de sua vida, como estado civil, viagens, animais de estimação, hobbies, entre outros.
Anote essas informações e crie um perfil de cada paciente que possa ser consultado pelo profissional que irá atendê-lo minutos da consulta.
Assim, é possível estabelecer uma conexão emocional com o paciente e deixá-lo mais à vontade para o tratamento.
Esse tipo de atitude também demonstra preocupação com o paciente de forma integral e não só relacionada ao atendimento clínico em si.
Mantenha um ambiente agradável
O ambiente do consultório influencia no emocional do paciente que está à espera da consulta.
Da cor das paredes aos móveis e o arranjo do local, tudo pode ser planejado de forma que torne o ambiente mais aconchegante.
Nesse sentido, procure tornar a sala de espera um lugar neutro, em que o paciente possa relaxar enquanto aguarda o seu horário.
Disponibilize revistas ou livros para leitura no local, sirva água ou chá, faça uma seleção de músicas tranquilizantes e deixe de fundo. Caso haja espaço disponível, você também pode colocar uma televisão com programação cultural.
Cuide para que as paredes sejam pintadas com cores calmantes, como azul ou verde, e decore-as com quadros inspiradores.
No consultório, mantenha o ambiente organizado e com a luminosidade adequada. Enquanto o dentista trabalha, é possível colocar um fundo musical para distrair o paciente e tornar o momento menos tenso.
Para não errar no arranjo, você pode contratar um decorador de ambientes ou então um profissional de cromoterapia.
Invista em tecnologias e práticas modernas
Um atendimento ao paciente de excelência também pode ser promovido com a oferta de tratamentos inovadores e que promovem resultados mais impactantes para o paciente.
O uso da tecnologia 3D, por exemplo, permite acelerar a fabricação de próteses, coroas e aparelhos ortodônticos, reduzindo o tempo de tratamento. Também contribui para um maior conforto do paciente, já que a solução utilizada é desenvolvida sob medida.
Agora que você já tem em mãos algumas dicas para promover um atendimento de excelência aos seus pacientes, vá adiante na sua busca.
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