Todo mundo já está cansado de saber: para ter dentes bonitos e saudáveis, é preciso escová-los três vezes ao dia e visitar o dentista regularmente. Mas será que apenas esses cuidados são suficientes para garantir uma saúde bucal e evitar problemas odontológicos?

Apesar do enorme progresso na área odontológica, a prevenção ainda é o melhor caminho! Você sabe quais são os hábitos que podem fazer a diferença para a sua saúde bucal? Descubra agora mesmo:

1. Escolha corretamente seus produtos de higiene

Uma boa higiene começa na escolha dos produtos que serão utilizados na escovação. A escova de dentes, por exemplo, deve ter cerdas macias, o cabo reto e a cabeça pequena, para facilitar a limpeza em todos os dentes, inclusive aqueles de difícil alcance.

O creme dental deve conter flúor e ser, de preferência, de baixa abrasividade para evitar o desgaste do esmalte. O enxaguante bucal deve ser usado conforme orientação do dentista, que também deve ser consultado caso você queira utilizar aparelhos como escovas elétricas ou pastas clareadoras.

2. Escove os dentes pelo menos após as principais refeições

É claro que um hálito fresco e um sorriso bonito são importantes, mas a função principal da escovação é remover resíduos de alimentos que podem atrair para a boca diversas bactérias causadoras de cáries e outras doenças que afetam a saúde bucal.

Por isso, após as principais refeições (e, de preferência, sempre que comer alguma coisa), escove corretamente os dentes.

3. Evite alimentos que facilitam o surgimento de cáries

Não custa repetir: balas, chicletes, doces e guloseimas são verdadeiros vilões da saúde bucal. Esses e outros alimentos ricos em açúcar atraem rapidamente as bactérias que provocam as cáries e diversas consequências negativas para os dentes, boca e gengivas.

Evite consumi-los e sempre escove os dentes com maior atenção após a sua ingestão.

4. Visite o dentista a cada seis meses

O acompanhamento de um dentista de confiança é essencial para prevenir e detectar problemas que prejudicam a saúde bucal, como cáries e acúmulo de placa bacteriana (tártaro), além de orientar sobre técnicas de escovação e cuidados necessários para um sorriso saudável.

Apesar da recomendação semestral, não deixe de consultar seu dentista se sentir dor, incômodo ou desconfiar de qualquer problema.

5. Use o fio dental diariamente para uma boa saúde bucal

O fio dental é um grande aliado para a higienização da boca e deve ser usado diariamente antes da escovação. Ele tem a função de remover os resíduos que se alojam entre os dentes, onde a escova não alcança.

O fio dental deve ser passado suavemente entre todos os dentes, friccionando de baixo para cima.

6. Fique atento para lesões na boca

Na hora de escovar os dentes, é importante observar se não existem alterações na língua, no céu da boca ou nas gengivas e bochechas. Lesões, manchas, placas esbranquiçadas ou pequenos machucados são sinais de atenção e devem ser avaliados por um profissional responsável.

7. Capriche na higiene antes de dormir

Durante o sono, o fluxo de salivação diminui, favorecendo o aparecimento de bactérias e microrganismos que podem afetar a saúde bucal. Por isso, é importante escovar muito bem os dentes antes de dormir, higienizando os dentes e a língua.

Cuidar da saúde da boca e dos dentes vai muito além de exibir um sorriso branco: a boca é a porta de entrada para bactérias e organismos nocivos à saúde, além de ter um papel importante na fala, na respiração e na mastigação. Portanto, cuidar da saúde bucal é imprescindível para prevenir problemas dentários e até mesmo doenças cardiovasculares.

Para continuar recebendo nossas dicas e informações sobre saúde bucal e cuidados com os dentes, não deixe de assinar nossa newsletter!