De maneira geral, quem procura o consultório odontológico em busca do sorriso perfeito tem muita curiosidade sobre o antes e depois de usar aparelho — já que, em alguns casos, a transformação é impressionante.

Além das dúvidas sobre a forma como os aparelhos ortodônticos corrigem o alinhamento dos dentes, os pacientes querem saber quais serão os resultados depois do seu uso.

Entenda, no artigo de hoje, quais são os motivos que justificam o uso de um aparelho e saiba quais são os efeitos benéficos do tratamento ortodôntico. Confira e esclareça suas dúvidas.

Em quais casos o uso de aparelhos é indicado?

O esclarecimento das dúvidas sobre como é o antes e depois de usar aparelho deve começar com a explicação dos motivos que levam o dentista a indicar um tratamento ortodôntico, independentemente da idade dos pacientes.

Existem diversas condições relacionadas à falta de harmonia funcional e estética da boca, entre as quais podemos citar:

Dentes apinhados

Ocorrem quando há pouco espaço na arcada para os dentes, deixando-os encavalados e aumentando a ocorrência de cáries e outros problemas relacionados à higienização dificultada.

Dentes afastados

Ao contrário dos dentes apinhados, o motivo dos dentes afastados é o excesso de espaço na arcada dentária, formando o chamado diastema — ele pode acontecer devido a fatores como extrações, perdas traumáticas ou o não nascimento de um ou mais dentes.

Mordida desalinhada

A má oclusão dentária pode ocorrer devido a problemas como a mordida cruzada, a mordida aberta ou a intrusão, provocando o desgaste dos dentes, causando dores na região temporomandibular e prejudicando todas as funções orais.

O ortodontista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de todos os problemas de saúde bucal relacionados ao desalinhamento dos dentes.

A partir de uma análise cuidadosa, ele determinará a abordagem mais adequada, esclarecendo as dúvidas do paciente sobre o antes e depois de usar aparelho e sobre os benefícios promovidos por recursos mais modernos, como os aparelhos transparentes.

Quais os benefícios do tratamento ortodôntico?

A saúde bucal é beneficiada de várias formas pelo uso do aparelho. O realinhamento dos dentes evita o seu desgaste, diminui o aparecimento de cáries e elimina os problemas na fala ou na mastigação.

Por ser móvel e por eliminar os incômodos causados pelas peças metálicas dos aparelhos tradicionais, o aparelho transparente é a melhor opção para corrigir os problemas de alinhamento dentário na atualidade.

Quando vai se aproximando o fim do tratamento, as diferenças no antes e depois de usar aparelho são percebidas mais nitidamente. Os pacientes notam o sorriso mais harmônico e já não encontram tanta dificuldade para fazer a escovação diária.

Além dos benefícios clínicos, usar aparelho promove a recuperação da autoestima dos pacientes, deixando as pessoas mais confiantes para se relacionar com os amigos, os familiares e os colegas de trabalho.

Entretanto, para que os bons resultados sejam possíveis, é preciso seguir algumas orientações básicas antes, durante e depois de usar aparelho.

Quais os cuidados necessários antes e depois de usar aparelho?

Se você está pensando em procurar o consultório odontológico para iniciar um tratamento ortodôntico, deve ficar atento aos cuidados antes e depois de usar aparelho.

A higiene bucal exige maior disciplina, tanto na limpeza dos dentes quanto na higienização do aparelho, para preservar os benefícios alcançados com o tratamento ortodôntico.

Por ser móvel, o aparelho transparente facilita a rotina dos pacientes, que podem retirá-lo para realizar a escovação e, também, durante as refeições.

Por fim, é fundamental evitar certos hábitos, capazes de causar danos às estruturas do aparelho ou ao esmalte dos dentes, tais como morder objetos ou ranger os dentes.

Você gostaria de esclarecer alguma dúvida sobre o antes e depois de usar aparelho ou quer uma orientação personalizada? Entre em contato com a OrthoAligner e conheça a nossa rede de dentistas credenciados na sua cidade!