A Ortodontia é uma área importante da Odontologia, destinada a corrigir problemas de alinhamento das arcadas dentárias e deixar os sorrisos mais bonitos. E, nos últimos anos, os aparelhos invisíveis têm se destacado nessa missão.

Essa tecnologia é capaz de proporcionar ao paciente um tratamento muito mais agradável do que os tradicionais aparelhos metálicos. Ou seja, em qualquer idade é possível transformar o sorriso com mais conforto e sem afetar a autoestima do paciente.

Se você ainda não conhece as motivações para investir em um aparelho invisível, leia o post a seguir e descubra 5 motivos especiais.

1. Facilita a higienização

Uma das maiores reclamações de quem usa aparelhos fixos é que a higiene oral acaba sendo dificultada. A escovação costuma levar mais tempo e disposição para alcançar todos os espaços entre os fios e bráquetes, eliminando, assim, os resíduos dos alimentos.

E isso não acontece com os alinhadores transparentes já que eles são placas removíveis que podem ser retiradas para que a pessoa faça a sua higienização completa depois das refeições, antes de colocá-las novamente.

2. Pode ser retirado para comer

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, você pode tirar as placas da boca antes de almoçar, jantar ou fazer um lanche. Essa possibilidade evita que determinados alimentos fiquem retidos no aparelho, como costuma acontecer se você comer uma manga ou pipoca, por exemplo.

Então, o paciente pode ficar despreocupado e não precisa fazer nenhuma restrição alimentar, já que não há riscos de quebrar a estrutura do aparelho ou ficar com restos de comida presos nele.

3. Favorece o visual

Como é muito comum que os aparelhos fixos sejam usados por adolescentes, muitos adultos não gostam de colocá-los por acharem que a aparência fica infantilizada ou esteticamente comprometida — o que pode influenciar nas suas relações pessoais e profissionais.

Mas, hoje em dia, até mesmo os jovens têm aderido aos aparelhos transparentes pelo benefício deles serem muito discretos e praticamente não alterarem o visual. Assim, o procedimento deixa o sorriso mais bonito sem causar maiores problemas com a autoestima.

Inclusive, se for necessário, eles podem ser retirados em momentos especiais como um casamento ou uma formatura, conforme combinado com o dentista responsável pelo tratamento.

4. Reduz os incômodos

Apesar de ser uma questão de tempo acostumar-se com os aparelhos fixos, não dá para negar que principalmente nos primeiros dias eles podem ser bastante desconfortáveis. É como se um corpo estranho estivesse constantemente em atrito com a mucosa bucal.

Por isso, é comum que algumas regiões fiquem machucadas, embora haja também ceras de proteção para amenizar esse tipo de situação. De toda forma, as placas transparentes costumam ser mais confortáveis, evitando tais incômodos no dia a dia.

5. É personalizado e eficaz

Por fim, é bom saber que o tratamento com aparelhos transparentes é de alta tecnologia e desenvolvido com muito cuidado para cada paciente. A avaliação prévia analisa toda a condição das arcadas dentárias para que sejam confeccionados alinhadores sob medida.

Então, aproximadamente a cada quinze dias as placas são substituídas, agilizando o processo de correção necessário. Sua eficácia já é comprovada por mais de 2 milhões de usuários no mundo todo que tiveram seus sorrisos transformados.

O principal cuidado é que o paciente escolha um profissional com experiência nesse tipo de técnica, para que sejam utilizados materiais de qualidade e todo o procedimento seja feito com segurança.

E aí, gostou de conhecer melhor alguns motivos para usar os aparelhos transparentes? Se ainda restou alguma dúvida ou você quer conhecer melhor esse tipo de tratamento, entre já em contato conosco!