Se você vem acompanhando o blog da Compass3D, sabe da importância de investir em tecnologias inovadoras para se manter competitivo no mercado. E uma dessas tecnologias é, sem dúvida, o aparelho ortodôntico invisível, também conhecido como alinhador transparente.

Neste post, você vai conhecer como funciona o aparelho ortodôntico transparente e como ele se diferencia das soluções mais utilizadas no mercado atualmente. Continue a leitura!

O que é um aparelho ortodôntico invisível?

Aparelho ortodôntico invisível é uma lâmina de plástico transparente termoformada sobre um modelo criado a partir de uma imagem digital dos dentes do paciente e prototipado em uma impressora 3D, o qual realiza uma pressão constante sobre os dentes, visando deslocá-los para uma posição ideal.

O material usado na fabricação do aparelho ortodôntico invisível é leve e transparente, por isso ele também é chamado de alinhador transparente.

Como é desenvolvido um alinhador transparente?

Por meio de um scanner intra-oral, o dentista faz uma imagem fiel das gengivas e posicionamento dos dentes do paciente. A imagem digitalizada é enviada para um laboratório, que desenvolve um modelo computadorizado do aparelho ortodôntico invisível.

Com base no posicionamento atual dos dentes do paciente, projeta-se o alinhamento ideal, dividindo-se o processo de correção em estágios.

Cada estágio corresponde a um alinhador, que deve ser usado pelo paciente por um intervalo de 2 a 4 semanas ou segundo orientação do plano de tratamento.

Quando optar pelo aparelho ortodôntico transparente?

O alinhador invisível é recomendado para corrigir pequenos problemas de espaçamento e rotação de dentes. Casos graves de apinhamento, mordida cruzada, entre outros, podem necessitar do aparelho ortodôntico tradicional.

Pacientes que fizeram uso do aparelho fixo por vários anos e tiveram recaída também podem se beneficiar do aparelho ortodôntico transparente. Como a necessidade de correção é pequena, é possível usá-lo de forma permanente sem afetar a autoestima do paciente.

Por que optar pelo aparelho ortodôntico transparente?

O alinhador transparente oferece uma série de vantagens ao paciente, como maior conforto e comodidade.

Ele pode ser removido a qualquer momento, permitindo que o paciente se alimente sem medo de quebrar um bracket, por exemplo. Pelo mesmo motivo, a higiene bucal se mantém em dia, sem riscos de acúmulo de restos de alimento.

O tempo de tratamento também costuma ser menor com o aparelho ortodôntico transparente, outro fator que atrai muitos pacientes e favorece a rotatividade de clientes no consultório odontológico.

Com menos tempo dedicado a manutenções de aparelhos ortodônticos tradicionais, é possível atender a mais pacientes e garantir a satisfação dos mesmos com a agilidade e eficácia do tratamento.

Como oferecer o aparelho ortodôntico transparente aos seus pacientes

O fornecimento de alinhadores transparentes aos seus pacientes depende da adoção de uma série de tecnologias, entre elas a tecnologia 3D. Por isso, a melhor opção é contar com quem é referência no mercado e pode se tornar o parceiro ideal para a implementação dessa inovação no seu consultório.

Conheça agora o OrthoAligner e todas as facilidades que a Compass oferece na adoção dessa solução!