Quem nunca sonhou em ter um sorriso chamativo e brilhante? Ele facilita nas relações interpessoais no trabalho, na autoestima e também nos relacionamentos amorosos. Ou seja, um belo sorriso só traz benefícios para quem o exibe.

Entretanto, muitas pessoas ao tentar alcançar o que consideram ser o sorriso ideal, caem na falácia dos tratamentos caseiros para os dentes, em vez de procurar um tratamento especializado.

Existe na internet diversas receitas que prometem resultados milagrosos, a partir de produtos simples, como o limão. Contudo, o que não é mencionado é que esses tratamentos caseiros, além de ter uma eficácia baixíssima, ainda apresentam diversos riscos para a saúde bucal de quem o pratica.

Sendo assim, confira agora os riscos que o tratamento caseiro pode trazer para os dentes!

Tratamentos caseiros para os dentes e seus malefícios

Existem muitos tipos de tratamentos caseiros que circulam pelas redes garantindo resultados. Porém, todos eles seguem a mesma lógica nociva à sua saúde bucal, uma vez que usam substâncias abrasivas ou erosivas, tais como limão, bicarbonato de sódio ou água oxigenada.

O efeito dessas substâncias é o mesmo: o desgaste do esmalte dental. Esse desgaste é como se fosse um polimento do dente, que em um primeiro momento realmente elimina manchas externas, gerando um branqueamento. Porém, esse efeito não dura muito, porque ele não afeta o dente como um todo.

Além disso, o preço pago por esse resultado efêmero é muito alto. Com o tempo, ele pode gerar danos irreversíveis ao esmalte dental, que é a principal proteção do dente contra agentes externos.

O tratamento caseiro correto

O tratamento caseiro para clareamento dos dentes existe, porém ele é feito com o acompanhamento de um dentista. O procedimento é realizado por meio de moldeiras em acetato, confeccionadas no consultório, e géis clareadores de diversos tipos.

Além da produção da moldeira, é papel do dentista a indicação do melhor tipo de produto para serem usados no clareamento. Existem diversas marcas, tipos e modos de utilização, por isso é tão importante ter uma assistência especializada.

A autoprescrição mesmo com produtos oficiais não é recomendada, pois se a dosagem ou tempo de exposição for errado, isso pode causar sangramento, dores e até queimar a gengiva.

Tratamento a laser

Uma outra opção possível são os tratamentos feitos em consultório. Eles apresentam resultados mais efetivos e duradouros, porque são feitos com tecnologia a laser e utilizando um gel com uma maior concentração de ativo clareador.

Com apenas duas sessões, em geral, já é alcançado o nível pretendido de clareamento, ao contrário do método caseiro que pode levar meses. O melhor de tudo é que dessa forma toda o procedimento é realizado pelo dentista, o que o torna ainda mais seguro.

Como foi possível perceber, o tratamento caseiro seguro para os dentes é aquele realizado com um acompanhamento profissional. Seguir receitas populares não só é ineficaz, como também gera altos riscos.

Se você deseja realizar algum procedimento realmente efetivo, diferentemente dos tratamentos caseiros para os dentes, procure um dentista especializado no assunto, como os credenciados na Orthoaligner. Assim, você tem a certeza de um resultado positivo, sem que a sua saúde esteja em perigo!