Você sabia que quando o frio, o calor, o doce e o ácido fazem os seus dentes doerem é porque eles estão sensíveis. Mas o que isso quer dizer?

Os dentes são formados por três estruturas:

  • o esmalte: é um tecido mais resistente, mineralizado que forma a camada mais externa de proteção;
  • a dentina: fica logo abaixo do esmalte e é formada por pequenos túbulos que levam diretamente à polpa do dente, que é a terceira estrutura.
  • a polpa: é onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos.

Quando os dentes estão sensíveis, significa que os túbulos da dentina estão expostos de alguma forma, fazendo que a resposta ao quente e ao frio, por exemplo, seja dolorosa, devido à proximidade com os nervos da polpa.

Para saber mais sobre quais são as causas dos dentes sensíveis e como tratá-los, continue a ler nosso post!

Escovação incorreta

Escovar os dentes parece algo bem simples, mas se não for feito da forma correta pode trazer problemas para a saúde bucal.

Quando você coloca muita força na escovação, acaba agredindo os dentes e a gengiva, provocando uma resseção gengival — o que deixa a dentina exposta. Logo, mais suscetível à sensibilidade.

Bruxismo

Pessoas que têm bruxismo, ou seja, rangem e apertam os dentes, também podem apresentar sensibilidade, devido aos danos que o hábito causa ao esmalte do dente. Quando esses danos são extensos, a dentina pode ser atingida.

Clareamento

Os produtos químicos utilizados para clarear os dentes são muito abrasivos e podem desmineralizar o esmalte, o tornando mais poroso e expondo os túbulos da dentina.

Além disso, quando não usados com a supervisão de um dentista, esses produtos podem danificar a gengiva e levar a lesões que deixam a dentina desprotegida.

Se você tem sensibilidade nos dentes, por exemplo, é preciso fazer um tratamento para solucioná-lo antes do clareamento dental.

Gengivite

A gengivite e outras doenças periodontais também causam sensibilidade nos dentes. Quando está inflamada ou infeccionada a gengiva se desprende do dente, deixando a dentina exposta e suscetível às ações do frio e calor dos alimentos e bebidas.

Erosão ácida

A erosão ácida acontece quando o esmalte dos dentes é atacado por ácidos que provocam seu desgaste e desmineralização. Esse processo pode ocorrer de duas formas:

  • intrínseca: quando o problema é causado por regurgitação dos ácidos gástricos e estomacais. O refluxo causa uma alteração do pH da saliva, que fica mais ácida. Distúrbios gástricos e alimentares, como a gastrite e a bulimia, podem agravar esse problema;
  • extrínseca: a acidez bucal aumenta com o consumo exagerado de alguns alimentos como açúcar e refrigerantes dietéticos.

Dente quebrado e excesso de restaurações

Dentes quebrados ou trincados vão deixar a dentina mais desprotegida, aumentando os riscos de sensibilidade.

O excesso de restaurações também causa esse efeito, já que não há esmalte onde foi feito o tratamento, o que pode facilitar infiltrações que chegam aos nervos e cause a sensação de dor.

Como tratar dentes sensíveis

Seu dentista vai avaliar o melhor tratamento para o seu caso. Dentes sensíveis podem ser tratados com cremes dentais específicos para reduzir a sensibilidade — fechando os túbulos dentários.

Porém, em alguns casos também podem ser indicadas restaurações para cobrir a retração gengival e proteger a dentina — a gengiva não volta a crescer após o processo de retração.

Tratamentos com vernizes fluoretados também podem ser feitos para dar uma proteção extra ao esmalte dos dentes. E ainda ajudam a proteger contra as cáries.

Se a causa for a gengivite e outras doenças periodontais, elas precisarão ser tratadas antes de uma abordagem mais específica para a sensibilidade.

Como evitar ter dentes sensíveis

Fazer a higienização adequada com escova e fio dental diariamente preserva o esmalte dos dentes e previne a sensibilidade, além de outros problemas de saúde bucal.

É indicado usar sempre uma escova de cerdas macias e evitar colocar muita força na escovação. Além disso, evite alimentos ácidos e produtos abrasivos em excesso, como os cremes dentais clareadores.

Outra dica é visitar o dentista periodicamente para realizar a limpeza e aplicação de flúor, deixando seus dentes mais fortes e saudáveis.

Gostou do nosso artigo sobre dentes sensíveis? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!