O sorriso é parte fundamental da aparência, exercendo uma forte influência nas relações interpessoais e na autopercepção individual. É por esse motivo que é muito importante que os profissionais da odontologia saibam qual o papel do dentista na autoestima dos pacientes.

Desde a escolha do tratamento para cada pessoa até a explicação de quais serão os benefícios conquistados, é possível contribuir positivamente de modo a melhorar a maneira como esses indivíduos se enxergam e aumentar a satisfação com o seu sorriso.

Para saber mais sobre como é possível contribuir positivamente com a autoestima dos pacientes, continue a leitura!

Qual é o papel do dentista na autoestima dos pacientes?

É importante entender que nem todos as pessoas que procuram um consultório odontológico estão preocupadas somente com a saúde bucal.

Embora manter a boca livre de cáries e outros problemas seja essencial, algumas pessoas também podem trazer preocupações estéticas que o odontologista precisa entender e ajudar a resolver.

Essa compreensão deve influenciar na escolha do tratamento e na comunicação entre profissional-paciente. Assim, aumentam-se as chances de satisfação com o tratamento e a indicação desse consultório para outros interessados.

Com alguns simples passos, é possível cumprir muito bem o papel do dentista na autoestima dos pacientes:

Escolha os tratamentos mais adequados para cada paciente

Na hora de escolher um tratamento não é preciso só avaliar qual a opção mais efetiva para aquele problema, mas também levar em consideração as expectativas e anseios de cada paciente.

No caso de aparelho ortodôntico, por exemplo, é possível que as opções tradicionais, com elásticos e bráquetes metálicos, não seja adequada para aquele paciente. Algumas pessoas podem apresentar preocupações estéticas, tanto pessoais quanto relacionadas à sua profissão, que as faça rejeitar esse tipo de tratamento.

Por isso, é muito importante conversar com ela e entender o que pensa, quais são suas expectativas, além de discutir os benefícios e malefícios de cada opção.

Ofereça opções mais estéticas

Hoje em dia a tecnologia já evoluiu de tal forma que é possível obter resultados excelentes de maneira mais rápida e estética.

É o caso das lentes de contato dental, as facetas de porcelana e os aparelhos transparentes, por exemplo. Esses tratamentos oferecem uma série de benefícios estéticos para os pacientes do ramo da ortodontia, que não precisam sofrer com o impacto visual dos aparelhos tradicionais.

Reforce os benefícios que serão atingidos

É muito importante que desde o início sejam reforçados os benefícios que serão atingidos ao longo do tratamento.

Normalmente, os pacientes chegam aos consultórios com expectativas de resultados visíveis rápidos e, por isso, é importante explicar quais serão eles e a partir de quando poderão ser notados.

Isso é muito importante para não ocorrer uma quebra de expectativas, em que a pessoa pensa que o tratamento não está funcionando, pois espera mudanças em sua aparência antes do esperado.

Entenda as demandas pessoais de cada um

Cada pessoa é única e o papel do dentista na autoestima dos pacientes implica em compreender quais são as demandas de cada um.

Levantar dados sobre o paciente e buscar ouvi-lo desde o princípio é essencial para que você entenda quais os tratamentos mais adequados para ele e até para guiar a maneira como será o seu relacionamento.

Uma pessoa que trabalha com o atendimento ao público gostará de saber de opções mais estéticas para corrigir o alinhamento dos dentes ou como clareá-los, por exemplo.

Assim, você antecipa demandas e melhora sua comunicação com seus pacientes, aumentando sua satisfação geral e contribuindo para que eles fortaleçam sua autoestima.

Forneça previsão de como ficará o resultado final

O sorriso cumpre um importante papel na aparência de uma pessoa. Ter problemas nos dentes pode prejudicar a autoestima, causando angústia, timidez e receio.

Fornecer uma previsão de como ficará o resultado final pode ajudar esse paciente a ganhar confiança de que em breve seu problema será solucionado.

Isso é fácil de ser feito no caso de aparelhos transparentes, que oferecem uma previsão em 3D de como ficará o sorriso ao final do tratamento.

Se você gostou de saber qual o papel do dentista na autoestima dos pacientes, siga nossas redes sociais para receber mais conteúdo de qualidade sobre odontologia: Facebook, Twitter e Instagram!