A saúde bucal e nutrição estão mais relacionadas que muitas pessoas imaginam. É isso mesmo: o que você come pode influenciar de forma direta nas condições da sua boca, evitando (ou favorecendo) o aparecimento de cáries e fortalecendo (ou desgastando) os dentes.

Para entender melhor como os hábitos alimentares podem influenciar na sua boca, não deixe de ler a postagem de hoje. Fizemos uma abordagem esclarecedora sobre o assunto. Vamos lá?

Como a nutrição pode interferir na saúde bucal?

Se você ficou curioso, veja abaixo a influência da nutrição em diferentes aspectos:

Aparecimento de manchas

Alguns alimentos com corantes podem dar aquele aspecto manchado e desgastado para o dente. Embora possa parecer um pouco estranho, é mais comum que muitas pessoas imaginam, atingindo milhares de amantes de vinho, café, refrigerante e vários outros alimentos.

Doenças periodontais

Algumas dietas também podem estimular o aparecimento de algumas doenças, principalmente aquelas focadas na perda de peso. Isso porque as que têm um perfil mais saudável são focadas em vitaminas, fibras e sais minerais.

Quando cortamos muitas dessas coisas, podemos comprometer o funcionamento do organismo em vários aspectos. Um deles é a diminuição da salivação e, por consequência, uma maior produção de saburra.

Além disso, podem haver mudanças na gengiva e periodonto. Como você deve imaginar, isso é meio caminho andado para o aparecimento de doenças na região.

Dor de dente

Dor de dente é uma situação nada agradável, comprometendo a mastigação e, por consequência, a absorção de alimentos. Como a função dos dentes fica reduzida, é natural que não consiga “performar” de forma completa.

Mau hálito

A combinação entre saúde bucal e nutrição também tem uma relação direta com o aparecimento de mau hálito, ou halitose. Esse cheiro que sai da boca aparece como um resultado da alteração do nosso organismo e pode ser causado por vários motivos.

Entre os mais comuns estão: problemas gengivais, alimentação incorreta, jejum prolongado, má higienização da boca e baixo fluxo de saliva.

Aparecimento de cáries

Muitas pessoas vão se assustar com essa situação, mas alguns alimentos podem afetar a acidez da boca e estimular o aparecimento de cáries. Isso acontece porque existem alimentos de várias formas, indo desde os detergentes, aos ácidos e passando pelos adesivos.

O último grupo é o responsável por aderir ao dente e provocar a cárie. É aqui que encontramos bolachas, doces e balas — ou seja, um grupo que merece cuidado. Por outro lado, aqueles ácidos também podem promover a erosão do dente, ou seja, seu desgaste. E tem mais: isso pode acontecer mesmo sem o aparecimento de cárie.

Para fechar, os alimentos detergentes eliminam resíduos e deixam os dentes mais limpos, como as frutas, legumes e verduras. Eles devem estar na composição da dieta.

Como evitar essa situação?

Para evitar todos esses pontos que compartilhamos acima, é fundamental que o interessado adote algumas medidas. Veja:

Mantenha uma boa higienização

É fundamental ter uma higienização completa da boca. A escovação, por exemplo, deve acontecer de forma caprichada por todos os dentes e atingir língua e bochechas também. Além disso, é indispensável o uso do fio dental e enxaguantes bucais. Essa medida ajuda a eliminar as bactérias e preservar a saúde bucal.

Faça visitas periódicas ao dentista

O dentista é o principal responsável por manter os dentes em dia. Portanto, faça visitas periódicas para a limpeza dentária, aplicação de flúor e reparo de qualquer problema. Acredite: essas medidas podem parecer simples, mas são de grande ajuda.

Invista em uma alimentação equilibrada

Como você já sabe, alguns alimentos podem ser prejudiciais para a saúde da boca — então nada melhor que investir naqueles que são saudáveis. Evite açúcar e aposte em uma alimentação com muitos vegetais, fibras e frutas.

Agora que você entende melhor a relação entre saúde bucal e nutrição, faça com que um ajude o outro. Assim fica mais fácil fortalecer os dentes e manter a saúde bucal em dia.

Para continuar se informando sobre os impactos que os alimentos podem ter nos dentes, não deixe de ler nosso artigo sobre como a Coca Cola pode deixar seus dentes amarelos!