Não há mais motivos para acreditar naquelas velhas e tenebrosas estórias sobre os aparelhos ortodônticos. Antigamente, muitas pessoas ficavam aterrorizadas com a necessidade de passar anos da sua vida com um sorriso metálico.

Mas as tecnologias evoluíram bastante e, hoje, os tratamentos ortodônticos são muito mais modernos e eficientes. Assim, os pacientes podem ficar mais despreocupados ao conviver com essa situação, mantendo o seu bem-estar ao investirem nessa melhoria.

Então, para conferir como tornar essa rotina mais confortável, leia o post a seguir e aprenda algumas dicas!

Procure um bom ortodontista

O primeiro passo para cuidar do seu sorriso e fazer um tratamento que traga resultados satisfatórios é encontrar um bom profissional da ortodontia. Ele será capaz de fazer uma avaliação cuidadosa da sua arcada dentária, indicando as correções e soluções necessárias.

Cada caso deve ser analisado, mas as indicações mais comuns são os dentes encavalados, afastados, tortos etc. Portanto, se você for diagnosticado como um candidato a usar um aparelho ortodôntico, procure ter a certeza e a confiança de que está nas mãos de um profissional qualificado e responsável.

Dessa maneira, os resultados serão os melhores e você será orientado a conviver bem com o seu aparelho, para que ele não seja um empecilho no seu dia a dia.

Escolha uma boa opção entre os aparelhos ortodônticos

Após a avaliação, pergunte ao dentista sobre as opções de aparelhos ortodônticos disponíveis para o seu tipo de tratamento. É importante que você participe desse momento, para não ficar insatisfeito com os métodos utilizados.

Sobretudo se você for uma pessoa que se importa com a sua imagem, não deixe de sinalizar para o profissional que está buscando uma solução prática e que não altere tanto o seu visual.

O aparelho transparente é a melhor alternativa para cumprir esse propósito, permitindo que as correções sejam feitas sem comprometer muito a aparência do sorriso. Existem modelos removíveis e fixos, ficando a critério do paciente e do seu ortodontista fazer a escolha por aquele que for mais agradável e funcional.

Mantenha uma rotina de higiene criteriosa

Depois de colocar um aparelho, é importante que alguns cuidados diários sejam reforçados para prevenir outros problemas como o surgimento de cáries. Querendo ou não, fica mais fácil que os restos de alimentos se acumulem nos espaços entre os dentes.

Portanto, é essencial higienizar toda a boca e fazer uma boa escovação depois das principais refeições. Além disso, não deixe de manter o acompanhamento com o seu dentista para realizar limpezas mais profundas, que permitam uma prevenção ainda mais eficaz.

No caso do modelo fixo, alguns acessórios como uma escova interdental e o passa fio podem facilitar o seu trabalho. Mas independentemente do modelo, é imprescindível ser rigoroso e seguir todas as recomendações do ortodontista — lembre-se de que um aparelho mal higienizado favorece, inclusive, o mau hálito.

Tome pequenos cuidados diários

Apesar de não haver nenhuma restrição, é bom ter alguns cuidados. Uma dica é sempre dar uma checada no sorriso em um espelho, principalmente se você não estiver em casa ou com uma escova de dentes de fácil acesso.

Consumir alguns tipos de alimentos, por exemplo, pode acabar deixando algum resquício nos dentes e criar situações desconfortáveis, além de prejudicar o tempo previsto de tratamento.

Mas, enfim, não há nada de muito trabalhoso ou que comprometa a sua qualidade de vida. Com o tempo, as pessoas se acostumam com o fato de usar aparelho. O principal é não esquecer que esse período é como um investimento em longo prazo.

Depois de finalizar o tratamento, você poderá desfrutar de um sorriso mais alinhado e atraente pelo resto da vida. Então, procure fazer isso o quanto antes para favorecer a sua autoestima e o seu bem-estar!

Gostou de saber mais sobre como viver bem usando aparelhos ortodônticos? Se ainda restou alguma dúvida ou tem interesse em conhecer os nossos serviços, entre em contato conosco!