Muitas pessoas sentem a boca seca durante alguns dias e não sabem que isso pode significar um verdadeiro problema. Ainda que seja uma situação recorrente, todo caso deve ser analisado por um dentista para que seja tratado e solucionado da melhor maneira.

Você já sentiu essa sensação e não sabe muito bem o que ela indica? Confira no post a seguir as principais informações sobre o tema, como suas possíveis causas e algumas dicas para evitar a boca seca.

Quais são as principais causas da boca seca?

Provavelmente você já sentiu sua boca seca ao acordar ou pela noite, logo antes de dormir. Além da secura, os lábios começam a rachar e podem surgir ainda algumas feridas. Diversas pessoas têm essa sensação e não levam muito a sério, o que pode se tornar cada vez mais incômodo e perigoso.

O problema também é conhecido como xerostomia, e é caracterizado pela redução da produção de saliva, ou até mesmo pela sua interrupção. É bastante comum em idosos, embora pessoas de qualquer idade possam apresentar tal condição.

Dentre as suas causas, é possível destacar:

  • tabagismo;
  • desidratação;
  • consumo de alguns tipos de remédios, como antidepressivos, quimioterápicos, entre outros;
  • diabetes;
  • hipotiroidismo;
  • doenças autoimunes, crônicas, síndromes raras etc;
  • problemas gastrointestinais;
  • problemas respiratórios que causam a respiração bucal, principalmente durante a noite;
  • alterações hormonais;
  • estresse e problemas emocionais.

Portanto, é possível perceber que a boca seca pode estar relacionada a outros fatores que precisam ser tratados, não só para reduzir o desconforto como para evitar complicações para a digestão, para a saúde bucal e de todo o funcionamento do organismo.

Qual a importância da saliva para o nosso organismo?

O nosso corpo é um sistema complexo e cada parte dele tem uma função importante. A saliva, por exemplo, é responsável por proteger a boca de bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar cáries, mau hálito, entre outros problemas.

Além disso, a saliva umedece os tecidos da boca, lubrificando e ajudando a diluir os alimentos, o que facilita a formação do bolo alimentar e sua deglutição. Por isso, quem tem a boca seca costuma apresentar maior dificuldade para mastigar, comer e até falar — sem contar na maior propensão à doenças bucais.

Como posso evitar a situação?

Confira a seguir 3 formas de evitar a boca seca:

1. Entenda a origem do problema

Esse é o passo mais importante, porque permite tratar cada paciente de maneira específica. Para isso, é fundamental manter um acompanhamento próximo com um bom dentista para avaliar a saúde bucal regularmente.

Dependendo da causa, pode ser necessário o encaminhamento para outro profissional, que possa ajudar a reverter a situação. Por exemplo, quando algum medicamento acaba influenciando a produção da saliva, pode ser que o médico sugira algumas alterações para tentar melhorar o quadro.

2. Adote medidas preventivas básicas

Ainda assim, existem algumas medidas básicas que auxiliam a evitar a boca seca, como:

  • beber bastante água durante o dia;
  • evitar o excesso de substâncias como álcool e cafeína;
  • evitar o cigarro;
  • utilizar um hidratante bucal, sobretudo pela noite;
  • reduzir o sal das refeições (diminuir o consumo de sódio);
  • mascar chicletes ou balas (de preferência sem açúcar) para estimular as glândulas salivares.

3. Tome medicamentos indicados por especialistas

Em casos mais graves, quando realmente há uma inibição da capacidade de produzir saliva, o dentista poderá indicar remédios para corrigir o problema ou mesmo recorrer à saliva artificial para não prejudicar o bom funcionamento do organismo.

De qualquer maneira, é essencial manter uma boa rotina de higiene bucal, mesmo que os sintomas da boca seca causem dores ou incômodos. Deixar esses cuidados diários de lado pode gerar complicações ainda piores — tanto para a saúde como para a aparência —, que devem ser evitadas.

E então, gostou de saber mais a respeito da boca seca? Não deixe de ler também sobre quais são os alimentos mais importantes para evitar problemas bucais. Mantenha-se sempre informado para cuidar do seu corpo e usufruir de uma melhor qualidade de vida!