O Brasil é o país com mais dentistas no mundo. Embora seja algo positivo para os pacientes, para quem deseja se destacar no mercado e aumentar a rentabilidade da clínica odontológica, é uma notícia um pouco preocupante.

Fazer uma boa gestão em odontologia passa a ser, então, uma das medidas essenciais para garantir resultados positivos no final do mês.

Quer saber como fazer uma boa gestão em odontologia e tornar sua clínica mais rentável? Confira nossas dicas!

1. Invista na experiência do paciente

Se você se mantém informado sobre as novidades do universo digital, já deve ter se deparado com o termo “user experience” ou experiência do usuário.

Trata-se de uma estratégia que consiste em trazer os pacientes para o centro de todas as ações da sua clínica, buscando conciliar as necessidades deles aos serviços prestados pela sua equipe.

O resultado de uma experiência positiva é mais do que satisfação. É engajamento. Lealdade à marca. E quem é leal recomenda seus serviços e  não se importa de pagar um pouco mais para ser atendido de forma personalizada.

2. Posicione-se como referência

Uma boa estratégia de diferenciação e gestão em odontologia é tornar sua clínica uma referência para determinada especialidade ou tipo de problema.

Embora focar em apenas um nicho de mercado pareça arriscado num primeiro momento, a especialização atrairá clientes mais qualificados e dispostos a pagar por tratamentos diferenciados.

3. Baseie sua gestão em dados

A gestão em odontologia vem ganhando grandes aliados, como softwares de relacionamento com o cliente e de gestão de clínicas totalmente focados no segmento.

Essas tecnologias permitem coletar, processar e analisar uma grande quantidade de dados estratégicos para o negócio, como ticket médio, tempo que um paciente leva para retornar e quais são os problemas mais comuns tratados por sua equipe.

Também é possível analisar o financeiro da clínica em detalhes e acompanhar a performance da equipe por meio de sistemas de avaliação de desempenho.

Com esses dados em mãos, é possível reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade do time e desenvolver soluções personalizadas para o seu público, como pacotes de serviços ou assinaturas mensais.

4. Ofereça opções de financiamento

Tratamentos odontológicos com custo elevado e cobrança à vista podem assustar os pacientes e fazer com que a sua clínica perca rentabilidade. Por isso, é fundamental pensar em formas de parcelamento e até financiamento de tratamentos.

Essa estratégia de gestão odontológica requer um estudo de mercado e a formação de parcerias, mas se torna bastante lucrativa com o tempo. Afinal, ao unir qualidade no atendimento e facilidades de pagamento, sua clínica se torna mais competitiva.

5. Fique por dentro das novas tecnologias

Nossa última dica para uma boa gestão em odontologia, que traga mais lucros para a sua clínica, é ficar por dentro das tecnologias que estão invadindo o setor.

Tratamentos inovadores, como os alinhadores transparentes, atraem um público pronto para iniciar o tratamento e motivado com os resultados que a sua clínica pode trazer.

O fator “novidade” é apenas um dos benefícios de ter uma clínica sempre equipada com os tratamentos mais atuais. Mostrando aos pacientes que seu time está em constante atualização, sua clínica conquista boa reputação no mercado e se destaca da concorrência facilmente.

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