Como o nome sugere, a escova interdental é indicada para limpar e remover restos de alimentos que ficam presos entre os dentes.

Apesar de ser um modelo geralmente usado por quem usa aparelho fixo — devido à maior dificuldade de limpeza entre os bráquetes — a escova interdental pode e deve ser usada por todos, inclusive por quem não está em tratamento ortodôntico.

Neste artigo vamos explicar a diferença entre a escova interdental, a escova ortodôntica e o fio dental, além de trazer um passo a passo sobre como usá-la corretamente.

Qual a diferença entre a escova interdental e a escova ortodôntica?

A escova ortodôntica é desenhada para limpar a superfície dos dentes em todos os seus lados. No entanto, sua anatomia não permite que as cerdas cheguem aos espaços irregulares existentes entre os dentes.

Já a escova interdental é formada por um arame circundado por cerdas, que possibilita sua inserção entre um dente e outro, removendo os restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias, causando cáries, tártaro e doenças gengivais.

Há dois modelos básicos de escova interdental:

  • as cônicas — mais indicadas para a limpeza entre as peças dos aparelhos ortodônticos fixos;
  • as cilíndricas — utilizadas para a limpeza entre os dentes.

Como escolher a escova interdental?

É preciso conversar com o dentista antes de comprar uma escova interdental. Há diferenças com relação à espessura das cerdas e é necessário escolher a escova que melhor se adapta à sua arcada dentária.

Pessoas que têm os dentes mais separados devem comprar uma escova mais encorpada, já que uma escova fina não vai limpar corretamente esses espaços.

Se os dentes são muito juntos, o modelo encorpado não será útil para chegar aos espaços mais apertados.

A escova interdental substitui o uso do fio dental?

Não. A escova interdental deve ser utilizada em conjunto com o fio dental.

Devido às irregularidades anatômicas dos dentes, há espaços em que as escovas interdentais não entram, mesmo sendo bem finas, e é preciso usar o fio dental para completar a limpeza.

As escovas interdentais são as mais indicadas para espaços em que o fio dental entra com muita facilidade e não promove o atrito necessário para remover a sujeira e as placas bacterianas.

Como usar a escova interdental?

Nesse tópico vamos listar um passo a passo sobre o uso correto da escova interdental:

  1. Insira a escova no espaço entre dois dentes, fazendo um ângulo de 45 graus. Nos dentes superiores, a ponta da escova deve ficar apontada para cima e nos inferiores para baixo;
  2. Não force demais a entrada da escova entre os dentes. Esse movimento deve ser suave para não causar ferimentos ou lesões na gengiva. O uso excessivo de força pode levar à retração gengival;
  3. Deslize a escova em sentido perpendicular em relação aos dentes, com movimentos de fora para dentro da boca;
  4. Não faça pressão. A escova deve entrar e sair com facilidade. Se for necessário pressionar, significa que a escova não está adequada e é melhor usar o fio dental;
  5. A escova interdental deve ser apenas inserida e removida uma única vez em cada espaço entre os dentes, dando preferência aos dentes centrais. Não faça movimentos de vai e vem, pois isso pode machucar e causar problemas na gengiva.

O que fazer se a gengiva sangrar com o uso da escova interdental?

Assim como no uso do fio dental, é comum que nos primeiros usos da escova interdental ocorram pequenos sangramentos na gengiva. Isso significa que naquele espaço há uma pequena inflamação — uma gengivite — causada pelo acúmulo de bactérias.

Essa inflamação desaparece em poucos dias com a remoção do tecido inflamado através do uso da escova interdental e do fio dental.

Se o sangramento persistir ou você sentir dor, interrompa o uso da escova interdental e procure seu dentista.

Quando fazer a troca da escova interdental?

Assim como a escova ortodôntica comum, a escova interdental deve ser substituída periodicamente, sempre que houver sinais de desgaste das cerdas.

Esperamos que nosso post tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a escova interdental e sua correta utilização. Leia também nosso artigo sobre a maneira certa de usar o fio dental e saiba como fazer a higiene bucal completa!