Com a criação e a popularização de procedimentos estéticos na odontologia, a plástica dental se tornou uma realidade cada vez mais acessível. Por meio de diversas técnicas corretoras, é possível obter um sorriso mais branco, alinhado e perfeito em apenas algumas horas dentro do consultório do dentista.

Quer descobrir como? Continue a ler o nosso post de hoje e entenda mais sobre a plástica dental.

O que é a plástica dental?

A plástica dental é um conjunto de procedimentos e técnicas que melhoram a estética do sorriso em um curto espaço de tempo.

Como a plástica dental funciona?

Antes de mais nada é necessário passar por uma análise completa da arquitetura do sorriso por profissionais especializados em estética odontológica. Só assim é possível determinar os procedimentos mais indicados para o formato do rosto, a personalidade e a forma de se articular de cada indivíduo.

Em seguida, os procedimentos da plástica são realizados, o que pode incluir:

  • clareamento dental;
  • colocação de lentes de contato;
  • colocação de facetas dentária;
  • plástica gengival;
  • aplicação de toxina botulínica;
  • colocação de implantes ou próteses.

O que dá para corrigir com a plástica?

A plástica dental consegue corrigir perdas dentárias, diastemas e pequenas alterações de cor, formato, alinhamento e estrutura do dente, removendo manchas, espaços excessivos e equilibrando melhor o sorriso.

A técnica é reversível?

Geralmente não, já que costuma ser necessário o desgaste da estrutura natural dos dentes para que as facetas sejam coladas, por exemplo, o que impede a pessoa de reverter o processo no futuro.

Por isso, é preciso ter certeza de que a plástica está sendo realizada por profissionais qualificados e de confiança.

Isso significa que a plástica dental é definitiva?

Os procedimentos da plástica costumam gerar resultados permanentes, mas são necessários atendimentos de manutenção ao longo dos anos para a limpeza dos dentes e troca de peças quebradas.

Algumas técnicas, como a aplicação de toxina botulínica, contudo, precisam ser realizadas em intervalos regulares para que o efeito seja permanente.

Quais os cuidados necessários após a plástica dental?

Para aumentar a meia vida das peças e garantir um sorriso perfeito por mais tempo é importante que o paciente mantenha os cuidados de higiene bucal, não tenha o hábito de roer unhas, evite alimentos muito duros ou com muito corante e trate outras patologias que podem afetar a saúde dos dentes, como o bruxismo.

Qualquer pessoa pode se submeter à plástica dental?

Para realizar esses procedimentos é necessário ter uma gengiva saudável, dentes livres de cáries e ausência de outras doenças bucais, já que as técnicas demandam uma boa estrutura óssea e dentária.

Além disso, pessoas com desalinhamento severo dos dentes, dentes encavalados ou outras alterações mais graves podem precisar de tratamentos complexos e demorados.

Quais alternativas existem?

Se o problema é o desalinhamento dos dentes, a melhor solução continua sendo o aparelho ortodôntico, sendo o aparelho fixo o mais tradicional.

Para quem não quer comprometer a estética durante o tratamento, há sempre a opção de aparelhos linguais ou de alinhadores transparentes, a grande tendência atual, que conseguem gerar resultados excelentes com mais conforto e praticidade.

Quer contar para os seus amigos sobre a plástica dental? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais e divida essas informações com eles!