O principal objetivo de todo check-up médico é prevenir doenças e complicações, além de fazer um diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso dos tratamentos.

Fazer exames periódicos é importante para avaliar o estado geral da saúde e corrigir maus hábitos, garantindo, assim, melhor qualidade de vida.

Com a saúde bucal, os cuidados devem ser os mesmos. Consultar regularmente o dentista é imprescindível para manter dentes e gengivas saudáveis e também para evitar outros problemas que podem ter na boca sua porta de entrada.

No nosso artigo de hoje, listamos 7 motivos para você incluir a visita ao dentista no check-up médico. Confira!

Prevenir a cárie, tártaro e placa bacteriana

A maioria das pessoas sabe que escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias evita a formação de cárie e de placa bacteriana. No entanto, não é incomum que por falta de tempo ou mau hábito, a higiene bucal seja negligenciada e logo aparecem as placas, tártaro e cáries, comprometendo a saúde e a estética bucal.

Na visita de check-up do dentista é possível fazer uma limpeza dentária, com aplicação de flúor como profilaxia para prevenir as cáries e placas bacterianas.

Tratar o mau hálito

Em grande parte dos casos o mau hálito está relacionado à limpeza incompleta dos dentes, língua e gengivas.

O dentista poderá orientá-lo sobre a maneira correta de higienização dos dentes e indicar o uso de acessórios, como limpadores de língua, para ajudá-lo a solucionar o problema.

Prevenir o câncer de boca

Uma ferida com aspecto diferente e de difícil cicatrização, manchas brancas e vermelhas no interior da boca são sinais precoces do câncer.

Esses sintomas podem passar despercebidos pelo paciente, mas podem ser bem observados pelo dentista.

Com as visitas regulares, é possível avaliar se há alguma anormalidade nas mucosas e fazer um diagnóstico precoce, reduzindo os riscos de complicações e ampliando as chances de cura.

Acompanhar problemas de oclusão

Nem sempre os problemas de oclusão aparecem assim que os dentes permanentes substituem os dentes de leite.

Para algumas pessoas o apinhamento dos dentes ou a mordida cruzada aparecem na adolescência ou fase adulta, após o nascimento dos sisos, quando a falta de espaço faz com que os demais dentes sejam empurrados.

Com o check-up odontológico é possível prever se haverá algum problema de oclusão ou mesmo de rompimento dos sisos, possibilitando a intervenção antes que a estética do sorriso seja comprometida.

Identificar gengivite e doença periodontal

A gengivite e a doença periodontal são indolores em seu estágio inicial, manifestando sintomas mais incômodos, como dores, mau hálito e sangramento intenso, quando o problema já está instalado.

Durante as visitas de rotina, o dentista poderá avaliar a saúde das gengivas, evitando que uma inflamação leve se transforme em risco de perda de dentes.

Prevenir doenças do coração

Parece estranho, mas a visita regular ao dentista pode até mesmo evitar problemas no coração. Isso porque as bactérias que colonizam a boca e causam lesões de cárie podem cair na corrente sanguínea e chegar ao coração, desencadeando doenças coronarianas.

Com o check-up odontológico essas bactérias ficam sob controle, reduzindo os riscos de doenças bucais e cardíacas.

Investigar a causa de dores na face

Dores na face, no ouvido e na cabeça podem ter relação com os dentes. Problemas de saúde bucal como o bruxismo e disfunções da articulação temporomandibular podem irradiar estímulos dolorosos para outras áreas, dificultando o diagnóstico.

Durante o check-up o dentista poderá fazer o exame clínico e solicitar radiologias para verificar se há algum distúrbio mandibular causando as dores.

Gostou do nosso artigo sobre a importância do check-up médico odontológico? Então, siga nossas redes sociais e não perca nenhum de nossos posts com dicas sobre saúde bucal e reabilitação oral. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!