Você conhece as tecnologias que estão inovando a Odontologia? Quais delas você já aplica no seu consultório? Quais gostaria de utilizar?

Neste post, selecionamos X tecnologias na Odontologia que não podem faltar no seu consultório odontológico. Confira!

#1. Câmera intraoral

A câmera intraoral é uma varinha de fibra ótica com uma microcâmera na ponta. Ela é usada para obter imagens mais claras e precisas sobre a boca do paciente e, assim, facilitar o diagnóstico.

Dica de leitura: 7 problemas de saúde bucal mais comuns na adolescência

As imagens captadas pela câmera intraoral são transmitidas para um computador ou smart TV. Ampliadas, essas imagens permitem ao dentista visualizar com maior exatidão o local a ser tratado e também explicar ao paciente qual será o procedimento.

#2. Radiografia tridimensional

A radiografia tridimensional é uma espécie de scanner que faz a leitura de toda a região bucal do paciente, oferecendo maior conforto durante o procedimento e também menor exposição à radiação.

Para o dentista, a radiografia tridimensional permite realizar diagnósticos mais precisos e verificar a saúde dos ossos com maior detalhamento.

Essa é uma das tecnologias na Odontologia que mais oferecem diferenciação a um consultório odontológico, pois as imagens radiografadas podem ficar arquivadas para um monitoramento personalizado de cada paciente. As radiografias também podem ser exibidas na tela de um computador para que o profissional explique ao paciente qual é o problema e como será realizado o tratamento.

#3. Laser dental

A tecnologia a laser também já adentrou o mercado odontológico e oferece uma série de facilidades tanto para dentistas quanto para pacientes. O laser dental é usado para realizar clareamento dental, remover cáries e promover o remodelamento de gengivas.

Veja também: Retração gengival: como identificar o quadro e fazer o tratamento?

Essa tecnologia também pode ser usada na remoção de tecido gengival em excesso e no tratamento de infecções, tornando os procedimentos mais seguros e confortáveis para os pacientes. Em muitos casos, o uso do laser dispensa anestesia e acelera o processo de cicatrização, o que contribui para tratamentos mais rápidos e eficazes.

#4. Software de gestão de pacientes

A excelência no atendimento é um investimento que, muitas vezes, fica em segundo plano nos consultórios odontológicos. Entretanto, garantir a satisfação do paciente é essencial para manter a sustentabilidade do negócio.

Com um sistema de gestão especializado em Odontologia, é possível marcar consultas rapidamente, enviar notificações por e-mail e SMS e planejar o retorno do paciente de forma organizada, sem abertura para erros.

#5. Impressão digital

A impressão digital é outra das tecnologias na Odontologia que você vai passar a ver com mais frequência. Com ela, é possível eliminar os moldes de cera e argila e optar por uma solução mais eficaz.

Vá mais a fundo: Impressão 3D: entenda a tecnologia e sua aplicação na odontologia.

O maior benefício da impressão digital é oferecer moldes, coroas e aparelhos ortodônticos removíveis totalmente personalizados, evitando as imperfeições recorrentes da cera e argila.

Com a impressão digital, você ganha tempo no consultório e reduz custos, conquistando maior lucratividade. Também garante a satisfação dos seus pacientes com tratamentos menos invasivos e mais confortáveis.

A Compass 3D é especialista em tecnologia para dentistas. Acesse nosso site e conheça todas as soluções que estão à sua disposição!

Garanta também a qualidade no tratamento ortodôntico dos seus pacientes. Saiba mais sobre Guia dos Aparelhos Transparentes!

Oferecendo aparelho ortodontico transparente aos pacientes