Você sabia que existe mais de um tipo de sorriso? Isso mesmo! Cada um representa uma situação e sentimento de quando, geralmente, são utilizados!

O mais interessante é que apesar de existirem 19 tipos de sorrisos, apenas 6 podem ser considerados de alegria. Na maioria das vezes, como podemos perceber, estampamos um sorriso no rosto para evitar uma situação desagradável ou sorrimos mesmo nervosos para passar uma boa impressão a alguém.

E foi pensando nisso que decidimos criar o post de hoje! Nele, vamos citar alguns dos principais tipos de sorriso e explicar um pouquinho melhor sobre eles. Confira:

Sorriso de comoção

Quando nos emocionamos, exibimos em nosso rosto um modo de sorrir. Ele é muito evidente e sincero, contagiando a todos. Além disso, outra característica muito comum a esse tipo de sorriso é o fato das pálpebras se levantarem também.

Sorriso Duchenne

O sorriso Duchenne foi nomeado assim devido a um neurologista. No entanto, essa não é nenhuma forma de homenagem, já que ele fazia testes e processos cirúrgicos em seus pacientes, até que eles apresentassem tal formato de sorriso.

O que é curioso, porém, é que o Sorriso Duchenne não se enquadra nos tipos de sorrisos negativos. Ele costuma aparecer quando a pessoa está realmente feliz e satisfeita.

Entre as suas características, estão o fato dele ser tão amplo que costuma contrair os músculos da bochecha e em volta dos olhos. Sabe quando dizemos que alguém sorri com os olhos? Provavelmente a pessoa deu um sorriso Duchenne!

Sorriso de medo

Sim, também podemos dar um sorriso mesmo quando estamos amedrontados. E, você vai se surpreender, pois, de acordo com alguns pesquisadores, esse formato de sorriso é uma herança dos chimpanzés

Ele se mostra evidente, pois mostramos os dentes demais e os lábios são praticamente puxados para trás, de modo que a gengiva ganhe destaque. Além disso, a expressão corporal da pessoa se altera e se mostra mais tensa.

Sorriso qualificador

Você já passou por alguma situação em que teve que dar alguma notícia difícil a alguém? Caso a sua resposta para essa pergunta tenha sido positiva, provavelmente você usou esse tipo de sorriso.

Ele é comedido e ponderado, de modo a demonstrar empatia à pessoa enquanto você fala ou observa a reação dela. Nele, além de dar um aceno de cabeça, o seu lábio vai se levantar um pouco, sem mostrar muito os dentes.

Sorriso sedutor

É claro que também há um sorriso para quando nos interessamos por alguém. Para muitos, o sorriso-chave e que representa esse tipo é o representado em Monalisa, imortalizado por Leonardo da Vinci.

Ele não é largo e nem tão evidente quanto os outros que citamos até aqui. A principal característica dele é ser sutil e sedutor, envolto em um ar de mistério. Certamente, você estará dando um olhar para alguém, para complementar.

Nós, melhor do que ninguém, que nos preocupamos com a saúde dos dentes de todos, sabemos a importância de um belo sorriso. E você? Já tinha percebido a quantidade de variações existentes de sorrisos? Se identificou com alguns desses exemplos? Provavelmente sim, não é mesmo?

Agora que você já sabe que existem diferentes tipos de sorriso e já descobriu quais você mais costuma “usar”, compartilhe este post em suas redes sociais e divida com os seus amigos essas informações!