Dentes manchados tiram o brilho de qualquer sorriso. Por mais que ele percam a vitalidade ao longo dos anos, devido ao uso e envelhecimento, recuperar a tonalidade clara é possível.

No nosso artigo de hoje, trazemos algumas causas de mancha nos dentes e quais são as formas de tratá-las. Confira!

O que causa mancha nos dentes?

As manchas nos dentes são causadas, geralmente, por fatores externos e maus hábitos alimentares e de higiene oral. Mas há também causas biológicas e genéticas.

Veja abaixo algumas delas:

Cigarro

O tabagismo é uma das principais causas de mancha nos dentes por fatores externos. A nicotina, e as mais de 400 substâncias presentes no cigarro, agridem o esmalte e se acumulam na superfície do dente, causando manchas amarelas e escurecidas.

Fumar e tomar um café ao mesmo tempo, hábito de muitos fumantes, potencializa a ação desses agentes nocivos.

Bebidas pigmentadas

As bebidas escuras, com muito corante e pigmento, sejam naturais ou artificiais, como vinho, café, chás, molho curry e refrigerantes, são certeiros em deixar resíduos que se fixam ao esmalte dos dentes.

Traumas

O sangramento em um dente que sofreu um forte impacto pode infiltrar nos dentinários, dando ao dente machucado um aspecto escurecido.

Importante: quando a mancha no dente aparece após um trauma, é necessário fazer um acompanhamento periódico, para que o dentista avalie se houve algum dano mais sério.

Tetraciclina

A tetraciclina ou cloridrato de tetraciclina é um antibiótico usado para tratar diversas infecções causadas por bactérias, como a pneumonia, sinusite, sífilis, laringite, entre outras.

Quando utilizada em grande quantidade e por tempo prolongado, a tetraciclina provoca uma descoloração nos dentes, causando manchas brancas.

O antibiótico é contraindicado durante a gestação, pois, quando usado na gravidez e na primeira infância, pode provocar manchas escuras não apenas nos dentes de leite, mas também nos dentes permanentes das crianças.

Flúor

Fluorose dental são manchas brancas ou escuras provocadas pela ingestão de flúor durante a fase de formação e maturação do esmalte dos dentes, que ocorre entre o primeiro e o terceiro ano de vida da criança.

O excesso de flúor gera uma opacidade no esmalte do dente e, quanto maior a quantidade ingerida, maiores são os estragos.

Crianças expostas ao excesso de flúor nos primeiros dois anos apresentam as manchas nos dentes da frente. Quando a exposição acontece por volta dos três anos, os danos costumam aparecer nos dentes posteriores.

Perda de cálcio dos dentes

As manchas brancas resultantes da descalcificação dos dentes podem ser ativas ou inativas e têm diferentes causas:

  • cárie;
  • uso de aparelhos ortodônticos fixos, removíveis e acessórios, como as borrachinhas;
  • fluorose;
  • hipoplasia do esmalte — uma condição genética, caracterizada pela formação incompleta do esmalte do dente.

As manchas brancas ativas são opacas e rugosas, já as inativas são brilhantes e lisas.

Restauração com amálgama

O amálgama é um material que mistura cobre, prata, estanho e mercúrio para formar uma liga, colocada na lesão onde foi retirada a cárie.

Ao contrário de outros materiais usados nas restaurações mais modernas, como a resina e as próteses, o amálgama não é adesivo e se prende ao dente devido a retenções feitas com a broca, sendo mais agressivo ao dente.

O contato da peça com o esmalte desgasta o dente, causando manchas escuras em sua superfície.

Como tratar mancha nos dentes

Qualquer mancha nos dentes deve ser avaliada pelo dentista, para que ele identifique as causas e indique a melhor abordagem.

A boa notícia é que para a maioria das manchas há tratamento. Em alguns casos, o dente volta a ter sua cor natural. Em outros, só será possível amenizar a tonalidade da mancha e melhorar a estética do sorriso.

Entre as técnicas mais comuns para tratar as manchas estão:

  • clareamentos: podem ser feitos usando a técnica caseira ou profissional (com uso de laser e produtos químicos) de acordo com avaliação do dentista;
  • microabrasão: o dentista desgasta superficialmente o dente para remover a mancha;
  • cobertura do dente com laminados de porcelana ou resina composta.

É possível evitar mancha nos dentes com mudanças simples de hábitos alimentares e higienização, além de suspender o cigarro. Leia também nosso artigo sobre as 5 principais causas dos dentes amarelados e saiba como fugir delas!