Por mais que o sorriso gengival seja uma característica comum entre os brasileiros, muitas pessoas ainda ficam incomodadas com esse aspecto. Prova disso é a crescente procura por alternativas que corrijam essa particularidade, uma mudança que traz outra aparência ao sorriso.

Se você também está nessa situação, mas quer passar por mudanças, então está no lugar certo. Veja neste post quais caminhos adotar para alterar essa realidade e garantir um sorriso ainda mais bonito. Vamos lá?

O que é um sorriso gengival, afinal?

Para quem não sabe, o sorriso gengival é aquele que promove uma grande exposição da gengiva, normalmente ultrapassando 4 milímetros. Ou seja, ele é marcado por aquela faixa de gengiva que pode acabar roubando a atenção na hora de sorrir.

Embora seja mais comum em mulheres, essa característica também pode acontecer entre homens. Ainda assim, a maioria das pessoas não gosta desse tipo de sorriso, o que pode comprometer a autoestima e a confiança, trazendo muitos prejuízos para a vida social.

O que causa?

Ele é causado por vários fatores, mas os mais comuns envolvem problemas musculares, esqueléticos ou na própria gengiva. Ainda assim, outros fatores podem ocasionar essa característica, como distúrbios hormonais, lábios pequenos e hipertrofia gengival.

É sempre bom procurar ajuda e orientação de um profissional capacitado, pois ele pode entender melhor o que ocasiona o seu sorriso gengival e, se julgar necessário, qual seria a forma mais indicada para corrigi-lo.

Como mudar essa realidade?

Existem três tipos de intervenção que estão entre as mais comuns. Entre elas, podemos citar:

Cirurgia plástica

A cirurgia plástica gengival tem como objetivo reconstruir a gengiva. Essa foi, por anos, a maneira mais comum de recobrir as raízes expostas e resolver o incômodo que o sorriso gengival trazia.

Ela ainda é muito utilizada, principalmente porque tem várias utilidades. Para você ter noção, o procedimento também pode ser usado para aumentar a espessura de gengivas finas e melhorar a estética da gengiva. Assim fica mais fácil tornar o sorriso mais harmônico e devolver a autoestima.

Aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica, também conhecida como botox, é muito utilizada para reparar marcas de expressão e rugas. Entretanto, engana-se quem pensa que ela serve apenas para isso! Seu papel tem se popularizado no ramo da odontologia por resolver o sorriso gengival.

A aplicação da toxina acontece em cada lado da face para segurar a tração do lábio superior para cima, ou seja, fazendo com que a gengiva não apareça tanto. Essa é uma maneira interessante de controlar a situação e garantir um sorriso mais harmônico.

Ainda assim, o tratamento não acontece de forma definitiva. Os efeitos da toxina costumam passar após 4 a 6 meses, fazendo com que seja necessária uma nova aplicação para garantir os benefícios.

Tratamentos ortodônticos

A ortodontia também pode ser a responsável por mudar essa realidade. Seguindo alguns métodos existentes, ela também pode amenizar e diminuir consideravelmente esse ponto. Por isso, o melhor caminho envolve a procura de um ortodontista para diagnosticar e planejar o tratamento.

Agora que você entende melhor o que é sorriso gengival e como mudar essa realidade, não deixe de procurar um dentista de sua confiança e conversar sobre as possibilidades. Essa é a melhor maneira de fazer tudo isso com a segurança necessária.

E você, gostou das nossas dicas e quer continuar acompanhando outros materiais que temos produzido? Então não deixe de acompanhar a OrthoAligner nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!