Uma das principais queixas de quem procura o consultório odontológico em busca do sorriso perfeito está na dificuldade para realizar a higiene bucal de forma eficiente.

Mesmo com todas as orientações do dentista, muitas pessoas ainda não conseguem seguir a rotina diária de cuidados com a limpeza e a conservação do seu aparelho ortodôntico. O resultado pode ser o surgimento de problemas de saúde bucal.

No entanto, o que muita gente não sabe é que a higienização bucal durante o tratamento ortodôntico pode ser simplificada com o uso dos acessórios e dos produtos de limpeza dental certos.

Continue a leitura deste artigo e conheça 5 dicas que vão tornar a limpeza de aparelho dental mais fácil, prática e rápida. Confira!

Invista nos acessórios e produtos de higiene bucal adequados

Hoje em dia, as pessoas que estão em tratamento ortodôntico podem aproveitar os benefícios de acessórios como a escova interdental, a escova ortodôntica e o passa fio, além de contar com pastas e enxaguantes cada vez mais eficazes.

Desde que utilizados da forma correta, esses itens protegem a saúde bucal e evitam o aparecimento de problemas como o tártaro, a cárie e a gengivite.

Por isso, siga todas as orientações do seu dentista quanto à aquisição e uso de desses acessórios, inclusive no que diz respeito à sua substituição.

Renove os acessórios de limpeza de aparelho dental

Com o passar do tempo, as escovas dentais e os demais acessórios de limpeza perdem sua eficiência, devido ao atrito com a superfície dos dentes e do aparelho ortodôntico.

Para garantir uma higiene eficaz, você deve seguir as recomendações dos fabricantes e trocar os produtos no intervalo de tempo indicado. Na maioria dos casos, o ideal é substituir as escovas a cada três meses ou sempre que as cerdas se mostrarem danificadas ou irregulares.

O mesmo cuidado vale para o passa fio e para o raspador de língua. E lembre-se, sempre que houver dúvidas sobre o uso dos acessórios para limpeza de aparelho dental, converse com o seu dentista.

Converse sempre com seu dentista

Todas as vezes que você se sentir inseguro quanto à higienização bucal, vale a pena marcar uma consulta e pedir a orientação do seu dentista. Ao expor todas as suas dúvidas, o profissional poderá fazer demonstrações bem práticas sobre o posicionamento da escova ou sobre o uso do fio dental, por exemplo.

Além disso, ele poderá optar pela realização da limpeza profissional, intensificando os cuidados com a higiene bucal sempre que for necessário.

A conversa com o seu dentista ajudará na conscientização sobre a importância da escovação e da limpeza de aparelho dental, para que o tratamento alcance os resultados esperados.

Faça da escovação uma prioridade

Para que o seu tratamento ortodôntico tenha sucesso e promova a conquista do tão sonhado sorriso perfeito, a higiene bucal deve ser feita com bastante calma e paciência.

Por essa razão, é preciso fazer da limpeza de aparelho dental uma prioridade, garantindo um tempo adequado na agenda diária para esse cuidado.

Os movimentos de escovação devem ser, ao mesmo tempo, firmes e delicados. Não faça movimentos bruscos e lembre-se de dar a devida atenção a cada dente ou a cada estrutura do aparelho ortodôntico, especialmente quando se tratar de um modelo fixo — devido à facilidade de higienização e ao conforto estético, muitos pacientes estão aderindo ao uso dos aparelhos móveis transparentes.

Prefira o conforto e a praticidade dos aparelhos transparentes

Atualmente, os aparelhos transparentes, também chamados de alinhadores transparentes, são o que há de mais moderno para correção do alinhamento dos dentes.

A maior vantagem do seu uso consiste na possibilidade que o paciente tem de poder retirá-lo para fazer a higiene bucal permitindo, inclusive, o uso do fio dental.

Entretanto, somente o ortodontista pode dizer qual o modelo de aparelho mais indicado para cada paciente. Cada um deles tem funcionalidades e cuidados próprios, que devem ser seguidos com disciplina, para garantir o sucesso do tratamento ortodôntico.

Agora que você já conhece os principais benefícios dos aparelhos móveis quando se trata da limpeza de aparelho dental, confira outro artigo do nosso blog e descubra qual é a tecnologia utilizada na confecção dos alinhadores transparentes.